O português Tiago Machado (NetApp-Endura) subiu hoje ao terceiro lugar da classificação geral da Volta à Califórnia em bicicleta, ao terminar a terceira etapa na segunda posição, a seis segundos do australiano Rohan Dennis (Garmin-Sharp).

Dennis concluiu os 174,5 quilómetros da viagem entre San Jose e Mount Diablo State Park, em 4:56.02 horas, impondo-se na subida final ao corredor de Famalicão, que subiu ao terceiro lugar da geral, a 01.05 minutos do líder, o britânico Bradley Wiggins (Sky).

Depois de ter marcado um ritmo fortíssimo em toda a ascensão para meta, anulando qualquer tentativa de ataque até à parte final, Wiggins quebrou nos últimos 500 metros e terminou em nono, cedendo 20 segundos. O vencedor da edição de 2012 da Volta a França detém 24 segundos de vantagem sobre Dennis, segundo classificado.

José Mendes, o outro português em prova, foi o 43.º a terminar a terceira etapa, 9.16 minutos depois de Dennis, e ocupa o 95.º posto da classificação, a 23.40 de Wiggins.

Na quinta-feira, o pelotão da corrida californiana vai enfrentar os 165,1 quilómetros da quarta etapa, que vai ligar Monterey a Cambria, num percurso com três contagens de montanha.