O campeonato do mundo de ciclocrosse, marcado para sábado e domingo, vai decorrer como planeado na Bélgica, ainda que sob medidas mais apertadas quanto à pandemia de COVID-19, disse hoje a União Ciclista Internacional (UCI).

Os Mundiais de Ostend são "mantidos após a introdução de medidas adicionais, a redução de pessoas acreditadas e regulamentos sanitários mais apertados", pode ler-se na nota da UCI.

Segundo aquele organismo, a confirmação da realização do evento surgiu após "discussões construtivas" com o ministro do Desporto da Flandres, Ben Weyts, mas também a autarquia de Ostend e a Federação Belga de Ciclismo.

"Quero agradecer o espírito de cooperação demonstrado por todos os organizadores, agentes e autoridades competentes envolvidas, que tornaram possível salvaguardar os campeonatos, para benefício de atletas, espetadores, parceiros e todos os fãs deste desporto, apesar das circunstâncias muito desafiadoras", explicou o presidente da UCI, David Lappartient, citado em comunicado.

A competição junta os ciclistas de elite e sub-23, num percurso que mistura areia e relva a testar os ‘candidatos' à camisola arco-íris de campeão do mundo da especialidade.

Em 2020, os Países Baixos dominaram as corridas de elite, com Mathieu van der Poel campeão na prova masculina e Ceylin del Cármen Alvarado na feminina.

A pandemia de COVID-19 provocou, pelo menos, 2.140.687 mortos resultantes de mais de 99,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.012 pessoas dos 653.878 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.