O ciclista francês Valentin Ferron (TotalEnergies) venceu hoje, isolado no final, a sexta etapa do Critério Dauphiné, na qual o belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) manteve a confortável vantagem.

Valentin, de 24 anos, cumpriu os 196,5 quilómetros entre Rives e Gap em 4:22.17, superiorizando-se, por três segundos, a um quinteto que o acompanhava na longa fuga na luta pelo triunfo, liderado pelo compatriota Pierre Roland (B&B Hotels–KTM).

Sem ameaças ao seu comando, Wout van Aert chegou em 12.º, aos mesmos 32 segundos do sétimo, que comandava o pelotão, controlando qualquer ameaça: continua, assim, com 1.03 minutos de avanço para o italiano Mattia Cattaneo (Quick-Step Alpha Vinyl).

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), um dos principais candidatos ao triunfo final, mas cada vez com menos margem, completa o pódio, a 1.06.

Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) foi 23.º, integrando o pelotão, igualmente a 32 segundos, enquanto Ivo Oliveira (UAE Emirates) passou em 97.º, a fechar o grupo com igual tempo.

Guerreiro manteve o 21.º lugar a 2.49, enquanto Ivo subiu cinco posições, para 106.º, a 21.21.

Sábado disputa-se a sétima de oito etapas, com 133,8 quilómetros entre Saint-Chaffrey e Vaujany, com o pelotão a entrar nos Alpes.