O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira assumiu hoje à Lusa que pretende que a autarquia que preside continue a acolher a Volta a Portugal em bicicleta, tendo já manifestado a sua vontade junto da organização.

“Há uma questão que é aquilo que eu penso que deve ser feito, aquilo que eu já falei com a organização, mas que está dependente de um fator, que são as eleições autárquicas. A evolução deste processo tem de ser no momento seguinte. Se estiver novamente a gerir a Câmara Municipal, de certeza absoluta [que a Volta vai voltar a partir daqui], porque toda a gente reconhece o sucesso que é a passagem da prova em Vila Franca de Xira”, disse Alberto Mesquita.

O autarca, que hoje deu a partida para a primeira etapa da 79.ª Volta a Portugal, uma ligação de 203 quilómetros entre Vila Franca de Xira e Setúbal, considerou que assinar um novo contrato por três anos com a organização da prova é a decisão certa.

“Aliás, a decisão que tomámos neste mandato veio a revelar-se um imenso sucesso. E porquê? Por um lado, porque promove Vila Franca de Xira e a região. Por outro, estimula os jovens para a prática da modalidade. Nesse sentido, a Câmara Municipal tem vindo a trabalhar naquilo que é um plano mais geral de uma rede de ciclovias de cerca de 100 quilómetros, para que as pessoas possam usar cada vez mais a bicicleta”, destacou Alberto Mesquita.

A primeira etapa da competição, que decorre entre 04 e 15 de agosto, está na estrada, com o francês Damien Gaudin (Armée De Terre) a vestir de amarelo.