Frederico Figueiredo, da Efapel, foi o primeiro a cruzar a meta na Guarda e venceu a 4ª Etapa da Volta a Portugal 2021. Foi a terceira vitória para a equipa da Efapel nesta edição da prova, depois das duas de Rafael Reis.

Numa etapa alucinante e emocionante, em que as equipas da Efapel e, sobretudo, do W52-FC Porto tentaram recuperar depois de na véspera, na etapa da Torre, se terem deixado surpreender pela equipa do Atum General-Tavira e pelo espanhol Alejandro Marque, que aí vestiu a amarela, o ciclista espanhol teve de sofrer, e muito, para segurar a liderança.

Frederico Figueiredo cumpriu os 181,6 quilómetros da etapa em 4:28.25 horas, batendo sobre a meta o seu compatriota Amaro Antunes (W52-FC Porto), que, deste modo, ascendeu ao segundo lugar da geral, a apenas cinco segundos de Marque, que, apesar de ter entrado mais atrasado, conseguiu segurar o primeiro lugar.

Depois de disputadas quatro etapas, a Volta cumpre na segunda-feira um dia de descanso, regressando na terça-feira para a quinta etapa, uma tirada de 171,3 quilómetros, que vai ligar Águeda a Santo Tirso.