Ainda não foi desta que João Almeida festejou o triunfo na Volta ao Algarve, baitdo por um endiabrado Jonas Vingegaard na derradeira etapa, um contra-relógio final que terminou no Alto do Malhão.

João Almeida partiu para a etapa no segundo lugar, apenas trás de Jan Christen, seu colega de equipa na UAE Emirates, e terminou no segundo lugar da geral, mas atrás de Vingegaard, que esteve imparável.

O dinamarquês começou o contra-relógio a 20 segundos do primeiro lugar e a 16 de João Almeida, mas acabou por registar o melhor tempo e acabar com 15 segundos de vantagem sobre o português na classificação geral.

Vingegaard, que venceu duas vezes a Volta a França (2022 e 2023), foi então o mais rápido no contrarrelógio de 19,6 quilómetros que começou em Salir, completando o percurso em 28,25 minutos, superando o belga Wout van Aert, seu colega de equipa na Jumbo Visma, por 11 segundos. O italiano Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), por 15.

Na classificação geral, o dinamarquês, de 28 anos, terminou em primeiro, com menos 15 segundos que o português João Almeida, que acabou o contrarrelógio em sexto, e 24 sobre o belga Laurens de Plus (INEOS).