O camisola amarela da 85.ª Volta a Portugal, o ciclista russo Artem Nych (Sabgal-Anicolor), será no domingo o último a partir para a estrada, pelas 16:50, para o contrarrelógio individual da 10.ª e última etapa, em Viseu.

Nych, de 29 anos, será o último a fazer-se à estrada para os 26,6 quilómetros que encerram a 85.ª edição da corrida de prova do ciclismo nacional, procurando dar à Sabgal-Anicolor uma improvável vitória, depois do abandono do líder, e consumar uma recuperação efetivada na vitória em Boticas e, depois, com o segundo lugar na nona etapa, na Senhora da Graça.

O russo parte com 49 segundos de vantagem sobre o porto-riquenho Abner González (Efapel), segundo e com partida agendada para as 16:48, e 53 para o campeão de 2023, o suíço Colin Stüssi (Vorarlberg), enquanto o melhor português, Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar), sai às 16:44, estando em quarto a 57.

Viseu recebeu o contrarrelógio de 2021, então ganho por Amaro Antunes (W52-FC Porto), entretanto desclassificado por uso de métodos proibidos, com Mauricio Moreira, que este ano procurava revalidar o título de 2022 e abandonou devido a problemas físicos, a ficar em segundo, num ‘crono’ dramático que o deixou a 10 segundos do vencedor.

O primeiro a partir é o alemão Pirmin Benz (Vorarlberg), pelas 14:57, como último da geral, seguido, um minuto depois, por Fábio Oliveira (ABTF-Feirense), com os ciclistas a partirem separados por um minuto até chegarem a Delio Fernández (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense), 11.º à geral.

Daí para a frente, as partidas dar-se-ão de dois em dois minutos, do último até ao primeiro, com o vencedor do prólogo em Águeda, Rafael Reis (Sabgal-Anicolor), a sair pelas 15:43.