Com a segunda competição velocipédica da hierarquia mundial a arrancar no próximo sábado, são 22 as equipas que competem na 72ª edição da Volta à Espanha em bicicleta. A primeira etapa é já no próximo sábado, dia 19 de agosto. Com saída em Nîmes, a prova inicia-se com um contra-relógio por equipas.
Contingente português
Vão ser quatro os portugueses que vão estar presentes na Vuelta.
Rui Costa, pela UAE-Team Emirates, principal esperança portuguesa para a classificação geral; José Gonçalves da equipa da Katusha, Nélson Oliveira (Movistar) e para finalizar, Rafael Reis que vai representar a equipa da Caja-Rural.
Rui Costa sonha com o Top-10 ao serviço da UAE Team
Depois de ter falhado o Tour, Rui Costa procura na equipa dos Emirados, um lugar no Top 10 da Vuelta. O ciclista português vai dividir a liderança com Louis Meintjes. O trepador sul-africano é uma aposta forte, depois de não ter vencido por dois minutos a camisola branca da juventude no Tour.
Já o ciclista português, triplo vencedor da Volta à Suíça, vai tentar dar um ar da sua graça na competição. Poderá lutar na só pela classificação geral, como pela vitória em etapas.
"Esta será a minha primeira Volta a Espanha e estou feliz por poder correr. Quero vivê-la dia a dia, sem pensar apenas na classificação geral, aproveitando cada etapa. A terceira já será um bom teste para perceber em que forma estou", afirmou durante a antevisão da sua participação. Será a 10ª presença de Rui Costa nas três Grandes Voltas.
Elementos da equipa:
Anass Ait El Abdia (MAR), Darwin Atapuma (COL), Rui Costa (POR), Louis Meintjes (AFS), Sacha Modolo (ITA), Matej Mohoric (SLV), Przemyslaw Niemiec (POL), Jan Polanc (SLV), Federico Zurlo (ITA).
O adeus de uma lenda chamada Contador
Alberto Contador vai abandonar o profissionalismo na edição deste ano da Vuelta. A lenda espanhola conta com três Vueltas, dois Giros, e dois Tours de França no currículo. Será a última prova velocipédica de um dos 'monstros' do ciclismo espanhol, após 15 anos de carreira. Para a sua última Grande Volta, Contador, de 34 anos, correrá ao serviço da Trek-Segafredo. O espanhol parte como líder da equipa na etapa inicial que se inicia em Nîmes. O 'pistoleiro terá como companhia o alemão John Degenkolb, que já venceu 10 etapas na prova e foi camisola verde em 2014.
Composição da equipa:
Alberto Contador (ESP), Edward Theuns (BEL), Jarlinson Pantano (COL), Jesús Hernandez (ESP), John Degenkolb (ALL), Julien Bernard (FRA), Koen de Kort (PBS), Markel Irizar (ESP), Peter Stetina (USA).
Favoritos
Froome vai tentar fazer a dobradinha na Vuelta
Froome vai tentar pela primeira vez conquistar a dobradinha (Vencer a Vuelta e o Tour numa só temporada) e será o homem a abater. Para o ajudar na difícil tarefa, o britânico que já venceu por quatro vezes o Tour, terá como 'escudeiros' na montanha Wout Poels, ciclista holandês que falhou o Tour devido a lesão, Mikel Nieve, Diego Rosa e Dabid Lopez. Froome já não vai contar com a ajuda de Mikel Landa, terceiro classificado no giro e quarto no Tour. O ciclista espanhol de 27 anos já assinou contrato com a Movistar.
Equipa da Sky na Vuelta:
Chris Froome (GBR), Christian Knees (ALL), David Lopez (ESP), Gianni Moscon (ITA), Mikel Nieve (ESP), Wout Poels (HOL), Salvatore Puccio (ITA), Diego Rosa (ITA), Ian Stannard (GBR)
Aru é a esperança da Astana
Depois da participação no Tour, Fabio Aru aparece igualmente como líder da equipa do Cazaquistão na Vuelta. Quarto classificado no Tour, o vencedor da prova em 2015, será auxiliado pelo colombiano Miguel Angel Lopez e pelo espanhol Luis Leon Sanchez.
Equipa da Astana:
Fabio Aru (ITA), Pello Bilbao (ESP), Sergei Chernetckii (RUS), Laurens De Vreese (BEL), Jesper Hansen (DAN), Miguel Angel Lopez (COL), Alexey Lutsenko (KAZ), Luis Leon Sanchez (ESP), Nikita Stalnov (KAZ)
Warren Barguil pode animar Vuelta ao serviço da Sunweb
Vencedor de duas etapas do Tour em 2017 e apontado como um dos mais promissores ciclistas franceses, Warren Barguil é um dos nove ciclistas da Sunweb que vão participar na Vuelta. O melhor trepador da competição francesa, vai fazer a sua sexta Grande Volta ao serviço da Sunweb.
Equipa da Sun Web:
L'équipe Sunweb :
Johannes Fröhlinger (ALL), Warren Barguil (FRA), Søren Kragh Andersen (DAN), Chris Hamilton (AUS), Lennard Hofstede (HOL), Lennard Kämna (ALL), Sam Oomen (HOL), Chad Haga (USA), Wilco Kelderman (HOL).
Movistar com Nélson Oliveira, mas sem Quintana e Valverde
Com as ausências dos seus líderes Quintana (Vencedor da Volta à Espanha) e Valverde (por lesão). O peso da responsabilidade vai estar em cima do ombros do espanhol Marc Soler, ciclista de 23 anos, que é considerado um dos grandes valores do ciclismo espanhol. O português Nelson Oliveira é outra dos ciclistas lusos na competição e que irá trabalhar em prol do seu líder.
Equipa da Movistar:
Jorge Arcas (ESP), Carlos Betancur (COL), Richard Carapaz (EQU), Ruben Fernandez (ESP), Daniel Moreno (ESP), Nelson Oliveira (POR), Antonio Pedrero (ESP), Jose Joaquin Rojas (ESP), Marc Soler (ESP)
Romain Bardet e Domenico Pozzovino lutam pela liderança na AG2R
Com o pódio de Romain Bardet no Tour e com a confirmação de que o francês também viria à Vuelta, reina uma certa confusão da AG2R La Mondiale. Quem será afinal o líder da equipa? O francês ou o italiano Domenino Pozzovivo. Sem a pressão de atuar em casa, Romain Bardet que se estreia na competição espanhola, poderá tentar ganhar etapas, aprender e quem sabe fazer surpreender com um lugar no pódio.
Equipa da AG2R Mondiale:
Romain Bardet (FRA), Clément Chevrier (FRA), Nico Denz (ALL), Axel Domont (FRA), Julien Duval (FRA), Alexandre Geniez (FRA), Alexis Gougeard (FRA), Hugo Houle (CAN), Domenico
Esteban Chaves os gémeos Yates da Orica
O ciclista Esteban Chaves, da Orica-Scott, é outro dos ciclistas apontados como favoritos ao pódio. Terceiro classificado na Vuelta em 2016, o ciclista recuperou da lesão no joelho. Vai-se fazer acompanhar na competição pelos gémeos Simon e Adam Yates, considerados favoritos à vitória final.
Equipa da Orica:
Sam Bewley (AUS), Esteban Chaves (COL), Magnus Cort Nielsen (DAN), Jack Haig (AUS), Christopher Juul-Jensen (DAN), Svein Tuft (CAN), Carlos Verona (ESP), Adam Yates (GBR), Simon Yates (GBR)
A vuelta disputa-se entre os dias 19 de agosto a 10 de setembro.
Nota: Artigo com base em dados do jornal francês L´Equipe.
Comentários