O dinamarquês Magnus Cort (Education First) venceu hoje a 16.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta, em que Rui Costa (UAE Emirates) foi o terceiro a passar a linha de meta, mas acabou relegado pela organização para o 32.º lugar, último posto do grupo que integrava.

O poveiro perdeu o pódio por ‘sprint' irregular, permitindo a subida ao terceiro posto do australiano Dion Smith (Mitchelton-Scott).

Vuelta: Rui Costa vê 'pódio' na etapa retirado por ‘sprint' irregular
Vuelta: Rui Costa vê 'pódio' na etapa retirado por ‘sprint' irregular
Ver artigo

A tirada foi vencida pelo dinamarquês Magnus Cort (Education First), de 27 anos, que cumpriu os 162 quilómetros entre Salamanca e Ciudad Rodrigo em 4:04.35 horas, batendo o camisola vermelha, o esloveno Primoz Roglic, segundo classificado, no ‘sprint'.

Ao bonificar seis segundos pelo segundo posto, Roglic reforça a liderança da geral, na qual tem agora uma vantagem de 45 segundos para o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), segundo, e 53 para o britânico Hugh Carthy (Education First), terceiro.

No sábado, a 17.ª e penúltima etapa é decisiva na luta pela vitória final, com 178,2 quilómetros entre Sequeros e o Alto de la Covatilla, uma subida de contagem especial no fim de um dia com outras cinco contagens, uma de primeira categoria.

*artigo atualizado e corrigido às 18h57, com informação da penalização atribuída ao ciclista português