A W52-Quinta da Lixa aposta em Gustavo Veloso, vencedor da Volta a Portugal de 2014, para tentar a terceira vitória consecutiva na prova ‘rainha' do ciclismo português, numa equipa que estreia Nuno Ribeiro como diretor desportivo.
O vencedor da Volta em 2003, então ao serviço da LA-Pecol, explicou o fim da sua carreira de ciclista, aos 38 anos, como "uma opção desportiva" e traçou como metas para 2015 tentar repetir a supremacia da formação de Valongo na principal prova do calendário velocipédico nacional.
"A cada ano as equipas estão mais fortes, todas elas têm este ano um líder assumido e sabemos que não será fácil igualar o que fizemos, embora a equipa seja equivalente e tenha os mesmos objetivos de discutir a vitória na Volta", disse Nuno Ribeiro, à agência Lusa.
O novo diretor desportivo da W52-Quinta da Lixa falava à margem da cerimónia de apresentação da equipa, realizada hoje na lotada Casa das Artes em Sobrado, em Valongo, e aproveitou para confirmar Gustavo Veloso como líder do grupo, sem descartar Delio Fernandez, "pela época que fez".
"A Efapel, com a entrada do Alejandro Marque (vencedor da Volta em 2013), ficou mais forte, mas também há o Jóni Brandão ou o Ricardo Mestre, este do Tavira, mas não há um alvo a abater", acrescentou.
Com um orçamento de 400 mil euros, "sensivelmente o mesmo da época passada", a renovada equipa profissional conta com 14 ciclistas, sete deles reforços, incluindo o ‘rei da montanha' em 2014, António Carvalho, que tudo irão fazer para "representar a região com muita dignidade e levar o nome da equipa o mais longe possível".
Maximino Pereira, vice-presidente do Clube de Ciclismo de Sobrado, deu ainda conta de "um grupo muito unido" e não escondeu o desejo de ver repetidos os festejos a 09 de agosto, no último dia da Volta a Portugal.
Durante a cerimónia, foi ainda apresentada a nova aposta do clube na modalidade, com a criação de um Departamento para-ciclismo, composto por Telmo Pinão, que vai assumir igualmente a direção, Carlos Santos e Luís Costa, este último já confirmado nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro2016, no Brasil.
Equipa da W52-Quinta da Lixa-Jetclass para 2015:
Angel Sánchez (ex-Autronic), António Carvalho (ex-LA-Antarte), Carlos Ribeiro (ex-Anicolor), Delio Fernandez, Gualter Carvalho, Gustavo Veloso, Hélder Oliveira, João Matias, Joaquim Silva (ex-Anicolor), Luís Fernandes, Raúl Alarcon (ex-Louletano), Rúben Veloso (ex-Autronic), Rui Vinhas (ex-Louletano) e Samuel Caldeira.
Diretor desportivo: Nuno Ribeiro.
Comentários