O ciclista belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) venceu hoje ao ‘sprint’ a clássica Amstel Gold Race, nos Países Baixos, em triunfo decidido no ‘photo finish’ com o britânico Tom Pidcock (INEOS).

Os atletas cumpriram os 218,6 quilómetros em circuito entre Valkenburg e Berg en Terblijt em 5:03.27 horas, dois segundos à frente do pelotão, comandado pelo alemão Maximilian Schachmann (BORA–hansgrohe), que foi a sua companhia num trio em fuga nos derradeiros 13 quilómetros e que chegou a deter 20 segundos de avanço.

Este grupo formou-se depois de sucessivos ataques de vários dos favoritos ao triunfo - a prova decorreu em circuito, por motivos ligados à pandemia da covid-19 –, que acabaram por não ser bem-sucedidos.

Van Aert iniciou o sprint a 200 metros da meta e parecia ir ceder quando Pidcock se colou, a 75 metros do fim, mas o belga teve forças para aguentar o ataque, impondo-se por uma nesga.

Este é o quarto triunfo da época para van Aert, 26 anos, depois de duas etapas no Tirreno-Adriatico e em Gand-Wevelgem.

O português Rui Costa, da UAE-Emirates, foi 54.º classificado, a 2.12 minutos, enquanto o colega de equipa Ivo Oliveira desistiu.