A seleção de Cabo Verde perdeu com a Inglaterra por 7-2, enquanto Portugal venceu Espanha por 3-2, nos jogos da primeira jornada da edição inédita do Sal Beach Soccer Cup, que decorre até domingo em Santa Maria.

Presenciados pelo novo ministro do Desporto, Elísio Freire, que presidiu à cerimónia de abertura do campeonato de futebol de praia, na qual participam quatro seleções, além de Cabo Verde, os campeões do mundo na modalidade, Portugal, e ainda Espanha e Inglaterra, a festa do desporto no areal da praia de Santa Maria decorreu debaixo de um sol ardente, mas com muito colorido e animação.

Antes de a bola rolar na areia branca da praia da cidade turística, para marcar o início do Sal Beach Soccer Cup, numa partida entre Portugal e Espanha, foi concedido um minuto de silêncio em memória das vítimas de Monte Tchota.

Cabo Verde e Inglaterra entram em campo para um jogo muito esperado, em que a selecção inglesa, experiente tacticamente e muito pragmática, fez três golos num só período, isto é, logo no primeiro tempo do jogo.

Os golos de Cabo Verde foram apontados por Tonass e Pépa.

Pú Brito, selecionador de Cabo Verde, lembrando que o futebol de praia cabo-verdiano é amador, disse que mais importante que a derrota, devida à inexperiência na modalidade, foi o intercâmbio com as equipas durante estes dias.

“Nos próximos jogos vamos ter a mesma atitude e determinação e qualquer que seja o resultado a nossa vontade é ganhar mais experiência, progredir, mostrar que também somos capazes e fazer melhor, pelo que o jogo de sábado será diferente”, frisou.

A primeira edição do Sal Beach Soccer Cup é promovida pela Câmara do Turismo em parceria com a Beach Soccer.

Para hoje, o primeiro jogo coloca frente-a-frente Inglaterra e Portugal, seguido da partida Cabo Verde - Espanha.