Sporting e Benfica procuram repetir êxitos anteriores na Liga dos Campeões de futsal, numa ‘final four’, disputada em Palma de Maiorca, em que poderá registar-se pela primeira vez uma final 100% portuguesa na principal prova europeia.
Os ‘leões’, vencedores da competição em 2018/19 e 2020/21, têm o maior currículo internacional entre os quatro apurados para a fase decisiva do torneio, com o Benfica a seguir-se, ao ter celebrado o primeiro cetro luso na prova, em 2009/10.
Nas meias-finais, o Sporting defronta os belgas do Anderlecht, estreantes na ‘final four’ após eliminarem de forma surpreendente o FC Barcelona, detentor do título, e as ‘águias’ encaram o anfitrião espanhol Palma Futsal, também pela primeira vez nesta fase.
Esta será a terceira vez, e segunda consecutiva, que duas equipas portuguesas jogam a ‘final four’ da Liga dos Campeões (denominada UEFA Futsal Cup até 2017/18), após as épocas 2010/11 e 2021/22, igualmente tendo os dois eternos rivais lisboetas na luta.
Na primeira, o Sporting saiu derrotado na final com os italianos do Montesilvano, que, nas ‘meias’, bateram o Benfica, quarto colocado nessa edição, enquanto na segunda os ‘leões’ voltaram a perder no jogo decisivo, com o FC Barcelona, e o Benfica foi terceiro.
A turma ‘verde e branca’, que atinge pela 10.ª vez a ‘final four’ da principal competição continental de clubes, será a primeira a entrar em ação nas meias-finais, marcadas para o Velòdrom Illes Balears, em Palma de Maiorca, frente à formação belga do Anderlecht.
Os belgas, que contam no plantel com o guarda-redes português Cristiano Marques, que teve passagem pelo Benfica, tal como com o ex-sportinguista Diogo e o ex-benfiquista Diego Roncaglio, apresentam um estatuto de invencibilidade este ano, tendo empates com Kairat, Palma e FC Barcelona.
Por outro lado, o plantel conduzido por Nuno Dias, a cumprir a 11.ª época no Sporting, mantém o ‘núcleo duro’ de jogadores das conquistas anteriores, como são os casos de Guitta, João Matos, Erick Mendonça, Cavinato, Merlim ou Pany Varela.
O Sporting alcançou novamente esta fase depois de terminar na liderança do Grupo A da Ronda de Elite, superando os ucranianos do Uragan (triunfo por 4-2), os italianos do Cittá di Eboli (5-0) e os sérvios do Loznica (4-2), após vencer o grupo da Fase Principal.
Na outra meia-final, o Benfica procurará, na sua sexta presença nesta ronda, contrariar o fator casa do Palma Futsal, que chega à ‘final four’ na sua estreia absoluta em provas europeias, embora conte com um plantel repleto de experiência nesta fase do torneio.
Este duelo marca o reencontro de Chaguinha, Mancuso e Tayebi com o Benfica, sendo o maior destaque na equipa do Palma Futsal o espanhol Mario Rivillos, que já venceu a Liga dos Campeões em duas ocasiões - uma no Inter Movistar e outra no FC Barcelona.
Já o clube da Luz trocou de treinador em 21 de março, ao anunciar Mário Silva para o lugar de Pulpis, tendo conquistado uma Taça de Portugal em pouco tempo e, dentro da 'quadra', tem a experiência de André Sousa, Afonso Jesus, Bruno Coelho, Arthur ou Rocha.
Para chegar à ronda decisiva, o Benfica teve de bater, no Grupo C da Ronda de Elite, os checos do Chrudim (empate 3-3), os malteses do Luxol St. Andrews (vitória por 6-0) e os cazaques do Kairat (2-1), tendo superado só com triunfos o grupo da Fase Principal.
Sporting e Anderlecht abrem a ‘final four’ na sexta-feira, a partir das 17:00, seguindo-se a partida entre Benfica e Palma Futsal, às 20:00. A final realiza-se no domingo, às 19:00, antecedida pelo jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares, com início pelas 16:00.
Comentários