O site Futsal Planet revelou esta terça-feira os vencedores dos seus prémios anuais, que premeiam os melhores do futsal mundial em 2020, e a lista de vencedores tem dupla representação nacional.

Ana Catarina Pereira, guarda-redes do futsal feminino do Benfica, foi eleita a melhor guarda-redes do mundo no feminino, recebendo 450 pontos. É a segunda vez que a jogadora do Benfica é distinguida, depois da vitória em 2018.

Ana Catarina Pereira, de 28 anos, que já venceu o galardão em 2018, impôs-se às brasileiras Ana Carolina Caliari Sestari, do Montesilvano C5 (Itália) e Patricia Moraes Faria ‘Giga’, da AFF Chapecó (Brasil), que ocuparam a segunda e terceira posição, respetivamente.

Ana Catarina Pereira, guarda-redes do Benfica, não esconde o entusiasmo e a fome de títulos: "Todas as competições em que entramos são para ganhar"
Ana Catarina Pereira, guarda-redes do Benfica, não esconde o entusiasmo e a fome de títulos: "Todas as competições em que entramos são para ganhar"
Ver artigo

Também Jorge Braz, Selecionador Nacional de futsal, foi eleito o melhor selecionador do mundo, recebendo 534 votos, mais 23 que o Selecionador Brasileiro, "Marquinhos" Xavier Andrade. É a terceira vez que o técnico recebe o prémio atribuído pela Futsal Planet, a segunda consecutiva, depois das conquistas em 2020 e 2018.

A Seleção Nacional de Futsal foi eleita a quarta melhor do mundo (398), ficando atrás de Argentina (525), Espanha (651) e Brasil, vencedor com 748 votos.

No setor feminino, Janice, do Benfica, foi eleita a sexta melhor jogadora do mundo, numa lista liderada por Amandinha, jogadora dos Leões da Serra, do Brasil.

A equipa de futsal feminino do Benfica ficou no segundo lugar da votação para melhor equipa feminina do mundo em 2020. As águias receberam 450 votos, menos 73 que as espanholas do Club Deportivo Burela.

Já Pedro Henriques, treinador da equipa feminina do Benfica, foi o 6.º melhor treinador no futsal feminino, treinadora das brasileiras do Taboão da Serra, foi eleita a melhor técnica.

"Guitta", guarda-redes da equipa masculina do Sporting, ficou no segundo lugar dos melhores guarda-redes do ano, enquanto Diego Roncaglio, guarda-redes do Benfica, ficou no 9.º posto. "Higuita", guarda-redes do Kairat Almaty, foi eleito o melhor do ano.

Na votação para melhor clube, o Sporting (única equipa portuguesa entre os 10 nomeados) ficou no quarto lugar, com 359 votos, a larga distância do Barça, vencedor da categoria (778 votos).

O treinador do Sporting, Nuno Dias, ficou no pódio dos melhores técnicos de 2020, ficando no 3.º posto (425), atrás de Ricardo Di Izeppe, técnico dos brasileiros dos Magnus Futsal (456) e de Andreu Plaza Alvarez, técnico do Barcelona e eleito o melhor do ano, com 549 votos.

Ainda no Sporting, Izaquel Gomes "Zicky" Te foi um dos nomeados para melhor jovem jogador de 2020, tendo ficado na 9.ª posição. Leozinho, do Magnus Futsal, foi o vencedor da categoria.

Ferrão, do Barcelona, foi eleito o melhor jogador do ano, numa lista que contou com a presença de Alex Merlim, do Sporting (6.º) e Hossein Tayebi, do Benfica (7.º).

 *Última atualização às 15h17

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.