A confiança de Orlando Duarte

A história da seleção nacional de futsal está intimamente ligada à história de um treinador: Orlando Duarte.

Orlando Duarte juntou-se à equipa técnica nacional em 1995, assumiu o cargo de selecionador no ano 2000 e saiu de cena em 2010 após um segundo lugar no Europeu da Hungria.

O agora técnico do Sporting fala portanto com conhecimento de causa desta seleção que agora enfrenta o Europeu 2012 na Croácia, onde surge com o estatuto de favorita.

«Temos de apoiar ao máximo esta seleção que é composta por uma geração que já andou perto dos primeiros lugares nos Europeus e que merece ganhar definitivamente alguma coisa. Está aí o Europeu à porta e espero que seja desta vez», frisou convictamente Orlando Duarte, em declarações ao SAPO Desporto.

A Espanha enfraquecida 

A crença do técnico leonino no título fica a dever-se ao facto de a Espanha, grande favorita, estar mais fraca, na sua opinião, do que em competições internacionais anteriores.

«Olhando para a nossa principal adversária que é a Espanha podemos ver que teve um núcleo duro muito forte, mas que tem vindo a desaparecer. Cada vez são menos desse grupo e os jogadores que aparecem não têm a mesma qualidade para os substituir. Já na nossa seleção, o nosso núcleo duro mantém-se e não precisa para já de ser substituído. Já estamos tão perto da Espanha que acredito que este vai ser o nosso Europeu».

O regresso de Ricardinho 

Há dois anos, Orlando Duarte não pôde contar com Ricardinho na Hungria. Hoje, Jorge Braz conta com esse trunfo no seu grupo de trabalho.

«Ter o Ricardinho ajuda bastante. Não foi por acaso que foi considerado o ano passado o melhor jogador do Mundo. Reconheço-lhe uma grande capacidade mas nós treinadores temos sempre que pensar que a equipa está acima de tudo. Ele é um jogador que pensa na equipa e joga para ela», atirou o antigo selecionador.

Portugal tem a sua estreia marcada para esta quarta-feira, diante da seleção do Azerbaijão, pelas 21 horas locais (20h00 em Portugal) , num encontro a contar para o grupo D do Europeu 2012.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.