Portugal garantiu, esta terça-feira, o apuramento para as meias-finais do Europeu de futsal, após goleada sobre o Azerbaijão (8-1), com direito a recorde de Ricardinho, que se tornou no melhor marcador de sempre da competição. A equipa das quinas vai agora disputar um lugar na final com a Rússia, na próxima quinta-feira.

Curiosamente, foi a formação ‘azeri’ quem entrou melhor na partida: logo ao primeiro minuto,  um remate de meio-campo de Gallo traiu o guarda-redes André Sousa, deixando a formação lusa em desvantagem.

Foi sol de pouca dura. Um minuto depois, Pedro Cary restabeleceu a igualdade no marcador, na recarga após um primeiro remate ao poste, após passe de Ricardinho. O jogador do Sporting voltaria a fazer o gosto ao pé – quarto golo neste Europeu – aos 6’, num remate de primeira na sequência de canto favorável à equipa de Jorge Braz.

Aos 9’, Pany Varela ganhou uma bola dividida a meio-campo e rematou com força para o fundo da baliza adversária, fazendo o 3-1. Portugal parecia lançado para a goleada, mas ainda faltava Ricardinho dar um ar da sua graça. Não foi preciso esperar muito.

Aos 11’, o jogador do Inter Movistar deixou um adversário para trás e rematou com o pé esquerdo para o 4-1, colonando a equipa lusa em posição bem mais confortável. Em clara desvantagem, o Azerbaijão decidiu apostar no 5x4, colocando Eduardo a guarda-redes avançado. Mas Ricardinho continuava inspirado e, de cabeça, fez o quinto para Portugal. De referir que é a primeira vez que uma seleção marca cinco golos na primeira parte de um Europeu. Os adeptos iam fazendo a festa nas bancadas.

No segundo tempo, só deu Portugal. Aos 24', Bruno Coelho fez o sexto para a seleção lusa e dois minutos depois Ricardinho chegou ao hat-trick, concluindo da melhor forma o passe de Bruno Coelho. O internacional português voltaria a marcar aos 31', ultrapassando Konstantin Eremenko como melhor marcador de sempre dos Europeus de futsal, com um total de 21 golos.

Portugal soma a terceira vitória na prova - bateu a Roménia e a Ucrânia na fase de grupos - e tem encontro marcado com a Rússia esta quinta-feira, para discutir uma vaga na final.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.