Na sexta-feira, a seleção portuguesa, que para além de campeã europeia em título é também a atual campeã do mundo, esteve a perder por 2-0 ao intervalo frente à Espanha, mas virou o resultado com uma segunda parte de sonho.

Bruno Coelho marcou de penálti e Zicky Té bisou, o que permitiu à equipa das Quinas apurar-se para a final de domingo do Europeu de Futsal de 2022, onde vai defender o título conquistado na última edição da prova diante da Rússia. O encontro está marcado para as 16h30 (hora de Lisboa).

Com a equipa portuguesa tão perto de se sagrar bicampeã, recorde o percurso que as Quinas percorreram até à final de domingo.

O percurso

O Europeu futsal, que se disputou em Amesterdão e Groningen, nos Países Baixos, arrancou a 19 de janeiro com 16 seleções divididas em quatro grupos. Sendo que os dois primeiros classificados de cada grupo qualificavam-se para os quartos de final.

Portugal estava integrado no Grupo A, juntamente com os anfitriões, com a Sérvia e com a Ucrânia.

A equipa de Jorge Braz estreou-se logo com uma vitória frente à Sérvia, por 4-2, no jogo de abertura da competição. A seleção lusa entrou mal na partida e esteve a perder por 2-0, mas conseguiu empatar ainda antes do intervalo, com golos de Pauleta (11') e Pany Varela (19'). Na segunda parte, Afonso Jesus (26') consumou a reviravolta e Tomás Paçó (27') fixou o resultado final.

No dia 23, a seleção portuguesa voltou a entrar em campo com novo triunfo ao bater os anfitriões Países Baixos por 4-1, em Amesterdão, colocando-se a um ‘passo’ dos quartos de final. Oualid Saasouni, na própria baliza, Pany Varela, que ‘bisou’, e Afonso Jesus marcaram os golos do ‘cinco’ de Jorge Braz. Nesta altura, os portugueses já estavam isolados na liderança do Grupo A, com seis pontos, contra três de Ucrânia (6-1 à Sérvia) e Países Baixos e nenhum dos sérvios.

Já a dia 28, um golo de Zicky Té bastou para Portugal vencer a Ucrânia e confirmar a passagem aos quartos de final, com o pleno de triunfos. Apesar do domínio luso, a vitória só surgiu perto do fim, com o jogador do Sporting a marcar aos 37 minutos, permitindo à equipa das quinas assegurar o primeiro lugar do grupo.

Passada a fase de grupos, Portugal teria então de enfrentar a surpreendente Finlândia, que ultrapassou essa fase com distinção na sua estreia em fases finais da modalidade.

Nos Países Baixos, a campeã em título venceu por 3-2 com dois golos de Afonso Jesus (4' e 15') e um de Miguel Ângelo (30'). Já os finlandeses marcaram por Miika Hosio (10') e Panu Autio (27').

Nas meias-finais seguiu-se a eterna rival e sempre muito poderosa Espanha, mas no final, foi Portugal quem sorriu.