As câmaras de Valpaços e de Chaves felicitaram hoje o selecionador português de futsal, Jorge Braz, que tem raízes naquelas localidades, pela conquista do título mundial no comando da seleção portuguesa de futsal.

Em comunicado divulgado na rede social Facebook, a autarquia de Valpaços, no distrito de Vila Real, felicitou Portugal pela conquista do mundial de futsal e destacou “o valpacense Jorge Braz”.

O selecionador nacional, de 49 anos, que nasceu no Canadá, tem raízes na localidade de Sonim, no concelho de Valpaços.

A Câmara de Chaves, localidade onde o selecionador de futsal tem também raízes, assinalou a conquista inédita através da sua página no Facebook, felicitando ainda os flavienses Pedro Palas e Emídio Rodrigues, que também integram a equipa técnica nacional.

“[Os] treinadores, com raízes em Chaves, Jorge Braz, Pedro Palas e Emídio Rodrigues, ajudaram a escrever uma das mais belas páginas de ouro da história do desporto português”, pode ler-se na nota de congratulação.

Já o Desportivo de Chaves, da II Liga de futebol, endereçou, numa publicação divulgada nas redes sociais, os parabéns ao antigo jogador Jorge Braz e restantes flavienses na equipa técnica pela conquista do mundial.

A seleção portuguesa de futsal sagrou-se hoje pela primeira vez campeã mundial, ao vencer por 2-1 a Argentina, que detinha o título, na final do Campeonato do Mundo de 2021, disputada em Kaunas, na Lituânia.

Portugal, que tinha como melhor resultado de sempre na competição o terceiro lugar alcançado em 2000, na Guatemala, tornou-se o quarto país a erguer o troféu, depois de Brasil, Espanha e Argentina, juntando o título mundial ao europeu, que conquistou, também pela primeira vez, em 2018, na Eslovénia.