A Geórgia juntou-se este sábado ao grupo de Portugal de apuramento para o campeonato da Europa de futsal de 2016, ao alcançar o primeiro lugar do Grupo C da fase preliminar da competição.

Depois de vencer hoje a Lituânia por 8-2, a seleção da Geórgia alcançou a Suíça na liderança do agrupamento, com sete pontos, mas com vantagem na diferença entre o número de golos marcados e sofridos, apurando-se para a fase seguinte.

A Suíça venceu também hoje a Estónia por 7-5, resultado que foi insuficiente para passar à fase de apuramento da competição.

Portugal, uma das 21 seleções que se apuraram automaticamente para a fase principal, está no Grupo 7 de apuramento para o Campeonato da Europa de 2016, que decorre de 02 a 13 de fevereiro, em Belgrado, na Sérvia.

A seleção portuguesa ficou a conhecer em setembro, em sorteio realizado na sede da UEFA, em Nyon, Suíça, dois dos adversários do apuramento para o Euro2016: a Roménia e o Cazaquistão – o adversário que ficou por definir foi hoje conhecido.

“Vamos claramente à Roménia para vencer o grupo, para, quando terminar esta fase principal, estarmos no Euro2016”, disse o selecionador Jorge Braz em declarações à assessoria da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) após o sorteio.

A fase final de apuramento vai disputar-se entre 17 e 22 de março e apura diretamente para o Europeu de 2016 as sete equipas vencedoras dos grupos, que se juntam à anfitriã Sérvia, já apurada.

Os sete segundos classificados da ronda principal, assim como o melhor terceiro disputam um “play-off” a duas mãos (15 e 22 de setembro de 2015) para se apurarem as restantes quatro vagas, num Europeu que terá 12 seleções.