O selecionador português de futsal, Jorge Braz, considerou hoje, após o sorteio de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2016, que ditou Roménia, Polónia e Noruega como adversários, que Portugal tem obrigação de vencer o grupo e chegar ao ‘play-off’.

Portugal, que tem como melhor desempenho o terceiro lugar em 2000, avança diretamente para a fase de qualificação, por ser uma das 22 melhores seleções do ‘ranking’ europeu, tendo sido designada anfitriã deste torneio quadrangular.

“Temos claramente a obrigação de passar o grupo. Temos claramente a obrigação de nos impormos e temos que nos preocupar em vencer os três jogos”, disse Jorge Braz, em declarações ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Portugal, que ocupa o quarto lugar do ‘ranking’, nunca defrontou a Noruega e tem um registo histórico positivo face a Roménia, tendo somado sete vitórias e um empate, e Polónia, com quem perdeu uma vez e venceu nove.

“Temos duas seleções conhecidas (Roménia e Polónia), com as quais nos temos cruzado em competições oficiais e qualificações e são adversários que temos claramente a obrigação de vencer”, defendeu o selecionador.

Já a estreante Noruega é uma seleção que Jorge Braz considera “interessante pela disponibilidade que tem para o jogo”, que apresenta “uma grande capacidade física” e que “tem vindo a evoluir”.

Jorge Braz considera, ainda, que até poderá ser positivo o facto de o apuramento para o Campeonato do Mundo se apresentar intercalado com a realização do Europeu da Sérvia.

A fase principal de qualificação para o Mundial2016 decorre a 10, 11 e 13 de dezembro de 2015, a fase final do Europeu entre 02 e 13 de fevereiro de 2016, e o ‘play-off’ de qualificação para o Campeonato do Mundo a 22 de março (primeira mão) e a 12 de abril de 2016 (segunda mão).

“Ter uma competição oficial antes do Europeu pode ajudar-nos a cimentar a capacidade de competir com qualidade”, considerou o selecionador, acrescentando que “vão ser momentos competitivos extremamente interessantes e exigentes”.

De acordo com Jorge Braz, “a próxima época, que já começou, vai ser extremamente interessante e rica em termos de competição. Gostaríamos de nos apresentar em todos esses momentos com a qualidade que temos evidenciado na maioria desses momentos”.

O selecionador revelou que o grupo vai dispor de dois momentos de preparação antes de se juntar para a qualificação, a 10, 11 e 13 de dezembro, para “chegar lá e cumprir o objetivo de vencer”.

O Mundial2016 vai ser disputado entre 14 de setembro e 02 de outubro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.