O selecionador português de futsal feminino, Luís Conceição, considerou hoje que a sua equipa tem de se assumir como favorita a vencer a primeira edição do Europeu, mas alertou para a qualidade de Ucrânia, Espanha e Rússia.

“Portugal é favorito, como qualquer das seleções presentes. Qualquer uma pode sair vencedora. Temos de nos assumir, queremos muito vencer e fazer história para o futsal português. Dentro desta lógica, assumimo-nos como candidatos”, afirmou o técnico luso, depois de anunciar as 14 eleitas, que vão representar Portugal no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

A equipa das ‘quinas’, que conta com cinco jogadoras do Benfica entre as convocadas, terá pela frente nas meias-finais, no dia 15 de fevereiro, a seleção ucraniana, um adversário que Luís Conceição define como “agressivo e muito físico”.

“Temos feito alguns jogos com a Ucrânia e temos vencido, mas têm sido jogos equilibrados e com pouca diferença de golos. Vai ser uma seleção que nos vai criar dificuldades, porque são muito físicas a disputar os duelos individuais e muito agressivas. Vamos ter de ter argumentos para superá-las”, analisou.

Jogar em território nacional pode ter um impacto importante nas suas jogadoras, segundo Luís Conceição, embora lembre que é preciso estarem “focadas” para a “exigência” dos jogos.

“Pode ser importante o fator casa e dar-nos algum favoritismo, sem dúvida. Sabemos que o público português, quando é preciso estar presente, dar apoio e força, diz presente e vai-nos ajudar”, terminou.

Portugal carimbou a presença entre as quatro melhores seleções da Europa graças aos triunfos frente à República Checa (12-0), à Finlândia (3-1) e à Sérvia (11-0).

A fase final realiza-se no Pavilhão Multiusos de Gondomar, onde a equipa das ‘quinas’ vai defrontar a Ucrânia nas meias-finais, em 15 de fevereiro, enquanto a Espanha enfrenta a Rússia, no mesmo dia. A final da competição está agendada para dia 17.

Lista das 14 convocadas:

- Guarda-redes: Ana Catarina (Benfica) e Naty (Quinta dos Lombos).

- Ala/Pivot: Lídia Moreira (Novasemente) e Sara Ferreira (Benfica).

- Universal: Ana Azevedo (FC Vermoim) e Fifó (Benfica).

- Fixo: Inês Fernandes (Benfica).

- Pivot: Carla Vanessa (Santa Luzia).

- Ala: Cátia Morgado (Sporting), Pisko (Novasemente), Janice Silva (Benfica), Jenny (Burela Pescados Ruben, Esp), Rute Duarte (Grupo Desportivo Valverde) e Taninha (Lazio Cálcio, Ita).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.