Zicky Té é o único jogador de Portugal a figurar no Cinco Ideal do Euro2022, ganho pelos lusos. De recordar que o jovem pivot já tinha sido eleito Melhor Jogador da prova, que decorreu nos Países Baixos.

O campeão Portugal, a Ucrânia, a Espanha, o Cazaquistão e a Rússia estão representados nas escolhas dos Observadores Técnicos da UEFA.

Zicky marcou três golos na fase final do Europeu, disputado nos Países Baixos, incluindo os dois da vitória após reviravolta frente à Espanha, por 3-2, nas meias-finais, sendo o melhor futsalista jovem do mundo para a Futsal Planet, numa distinção relativa a 2021.

Para além do Jogador do Torneio, Zicky, o guarda-redes ucraniano Kyrylo Tsypun e o espanhol Sergio Lozano fazem a sua estreia no Cinco Ideal do Torneio, ao passo que Douglas Junior (Cazaquistão) faz parte das escolhas pela terceira edição seguida do Europeu de futsal, isto depois de ter feito parte do Cinco Ideal em 2016 e em 2018. O russo Sergei Abramov (também escolhido em 2016) está presente pela segunda vez.

A Equipa de Observadores Técnicos da UEFA é formada pelos experientes treinadores Miguel Rodrigo e Mato Stanković, que são responsáveis por elaborar o relatório técnico do torneio.

A equipa das ‘quinas’ arrebatou o título europeu pela segunda vez consecutiva, numa vitória frente à Rússia, por 4-2, após o triunfo na Eslovénia (2018), na sua terceira final, à qual chegou com o estatuto de campeão do mundo, conquistado na Lituânia (2021).

Equipa do Torneio

Kyrylo Tsypun (Ucrânia, GR)
Sergio Lozano (Espanha)
Douglas Junior (Cazaquistão)
Sergei Abramov (Rússia)
Zicky (Portugal, Jogador do Torneio)

*Artigo atualizado

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.