A seleção nacional de futsal conseguiu esta quarta-feira o apuramento para os oitavos de final do Mundial de Futsal2012, que decorre na Tailândia, apesar da derrota por 3-1 frente ao Brasil. Portugal beneficiou da diferença de golos face ao Japão e assegurou um lugar na próxima fase do torneio.
Entrou melhor o Brasil no encontro e com movimentações rápidas provocou as primeiras dificuldades a Portugal, que teimava em não acertar nas marcações.
Depois de aguentar o maior ímpeto brasileiro nos primeiros dez minutos, Portugal começou a sair para o ataque e num remate de cardinal deixou o primeiro aviso. Pouco depois, a passe de Ricardinho, Gonçalo Alves falhou por pouco o golo inaugural e acabou por ser o Brasil a consegui-lo em mais uma falha defensiva portuguesa, que Simi aproveitou para faturar perante João Benedito.
Portugal não quebrou e na melhor jogada da primeira parte chegou ao empate, por Cardinal. Ricardinho e o pivot confundiram por completo a defesa canarinha e o jogador do Rio Ave desferiu o remate final, fazendo o 1-1.
Ao contrário do primeiro tempo, Portugal entrou por cima do Brasil e controlou desde os primeiros minutos as operações, com uma exibição confiante e em que Ricardinho mostrou credenciais.
Mas a defesa portuguesa voltou a vacilar e o Brasil foi mortífero. Paulinho perdeu a bola a meio campo e Fernandinho, depois de uma tabela, fez o 2-1 para os campeões do Mundo.
Portugal não baixou os braços, mas as coisas ficaram ainda mais complicadas com a expulsão de João Benedito. O guarda-redes vinha a fazer uma exibição irrepreensível, mas para parar mais um ataque canarinho jogou a bola com as mãos fora da área, vendo o vermelho direto.
Nos últimos minutos Portugal acentuou a pressão sobre o Brasil, optando por jogar com guarda-redes avançado, mas a sorte acabou por sorrir aos canarinhos, que depois de um erro de Gonçalo Alves aproveitaram para fazer o 3-1, num remate do meio da rua de Neto.
Com este resultado, Portugal continua sem bater o Brasil, mas consegue o desejado apuramento para os oitavos de final do Mundial, ficando agora à espera do nome do adversário, que será o segundo classificado do grupo A.
Comentários