O tetracampeão de futsal em França, o Sporting Clube de Paris, recebe esta quinta-feira, no Hotel Ville de Paris, o troféu de campeão da época 2013/2014, entregue pela Federação Francesa de Futebol.

"Ser campeão quatro vezes seguidas não é sorte", disse à Lusa José Lopes, presidente e fundador do clube, sublinhando que os objetivos para a próxima época passam por "ser novamente campeão e ir o mais longe possível na Taça da Europa", ou seja, "fazer parte dos quatro melhores do Velho Continente".

O Sporting Clube de Paris foi fundado em 1983, na capital francesa, pelo português, que afirma que o clube começou "do zero com camisolas compradas no Monoprix [um supermercado]", para hoje ser "o melhor de França", com contratos com grandes marcas.

Os "leões" parisienses, treinados pelo filho do fundador, Rodolphe Lopes, são os que têm mais títulos de futsal em França, detendo quatro taças de França e tendo conquistado o quarto título consecutivo de campeão francês.

"Representa um orgulho, uma vaidade. Vim para França sem papéis e, 40 anos depois, ser campeão de França é um grande orgulho e uma satisfação. Treinei e joguei, fui o fundador há 31 anos da filial número 143 do Sporting Club de Portugal", afirmou, com brio, José Lopes.

O Sporting Club de Paris é o único representante francês na edição deste ano da Taça UEFA de futsal, equivalente à Liga dos Campeões de futebol, e a mais reputada das competições europeias da disciplina.

"Também temos futebol de campo, temos quase 500 jogadores de futebol e 24 equipas. No futsal, somos os melhores de França e estamos entre os 15 melhores da Europa. Na próxima edição da Taça da Europa não passaremos os `play-off´, vamos diretamente, porque os pontos acumulados a nível europeu são muitos", acrescentou.

Graças ao coeficiente do clube, a equipa saltou a fase de qualificação e apurou-se para a fase principal da Taça UEFA de futsal, que se vai disputar de 30 de setembro a 5 de outubro.

A assistir à cerimónia de entrega do troféu de campeão de França estará um adepto fervoroso do clube, o vereador luso-francês Hermano Sanches Ruivo, que garantiu à Lusa que o clube é "um valor que a cidade quer defender" e que o troféu vai ser apresentado na sessão do conselho municipal.

"A equipa foi criada por um português e é um clube de referência em França, com cores que podemos reconhecer como o verde e o branco do Sporting. Sempre que a equipa se desloca, está a prestigiar Paris e Portugal", disse.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.