O Sporting, detentor do troféu, vai tentar conquistar hoje a Liga dos Campeões de futsal pela terceira vez, numa final em que volta a defrontar o FC Barcelona, que bateu no jogo decisivo da época passada.

Os ‘leões’ vão disputar a sua sexta final na principal competição europeia da modalidade e tentar conquistar o título pela terceira vez, depois de erguerem o troféu em 2019 e 2021, duas conquistas que colocaram termo ao ‘enguiço’ de três finais perdidas, em 2011, diante dos italianos do Montesilvano, e em 2017 e 2018, ambas perante o Inter Movistar.

Para chegar à final, a equipa orientada por Nuno Dias eliminou nas meias-finais os franceses do ACCS Asnières, de Ricardinho, com um triunfo por 6-2, enquanto os catalães, que contam com o português André Coelho, deixaram para trás o Benfica, com uma vitória por 5-4, após prolongamento.

Sporting e FC Barcelona vão reeditar a final da época passada, em que o campeão português venceu por 4-3, depois de ter estado a perder por dois golos de diferença frente ao FC Barcelona, que já soma três troféus na ‘Champions’, em 2012, 2014 e 2020.

A ausência do internacional português Pany Varela, expulso no jogo da meia-final, é a principal nota de destaque nos ‘leões’, perante um adversário que conta com o brasileiro Ferrão, eleito melhor futsalista do mundo em 2019, 2020 e 2021.

O que dizem os treinadores

Jesús Velasco, treinador do Barça: "Estamos prontos e a nossa motivação não podia ser maior. Os jogadores estão um pouco cansados após o esforço contra o Benfica, mas ainda temos algum tempo para recuperar para a final. Foi um jogo muito difícil, mas que nos dará ainda mais força para a final.

"Não há muito a dizer sobre o Sporting porque agora todos sabem o quão bom eles são. Eles estão onde estão com mérito e são os campeões em título. Estamos a falar de uma equipa de topo que se destaca em todos os aspectos do jogo. "

Nuno Dias, treinador do Sporting : "A equipa está em boa forma do ponto de vista físico e mental. Não é segredo nenhum que vamos enfrentar um adversário muito difícil, mas vamos preparar-nos da melhor maneira possível para que possamos prevalecer e revalidar o título. Acho que a melhor maneira de explicar o nosso sucesso nos últimos anos tem a ver com o facto de estarmos sempre a aprender. É um processo de aprendizagem. Quando novos jogadores chegam, eles acrescentam algo à equipa e todos nós melhoramos graças a isso.

"O Barça é uma equipa acostumada a vencer e a maneira como bateu o Benfica diz tudo o que é preciso saber sobre eles. O nosso sucesso dependerá da nossa capacidade para suplantar aqueles momentos em que teremos de sofrer e de outros nos quais precisaremos de ser eficazes quando estivermos a ser superiores."

Curiosidades

- O Sporting, campeão em 2019 e em 2021, pode juntar-se ao Barça com três títulos.

- Esta será a sexta final para ambos, com o Barça a disputar a primeira em 2012 e o Sporting em 2011. Apenas o Inter (8) tem mais.

- O Barça atingiu a final em três ocasiões seguidas, igualando o recorde detido pelo FC Dynamo (2005, 2006, 2007 e 2012, 2013, 2014), pelo Inter (2016, 2017, 2018) e pelo Sporting (2017, 2018, 2019).

- O Sporting pode tornar-se a terceira equipa a defender com sucesso o título, depois do Playas de Castellón (as edições inaugurais de 2002 e 2003) e do Inter FS (2017 e 2018). Em ambas as ocasiões, essas equipas venceram o mesmo clube em cada final.

- O Sporting é a primeira equipa a chegar a cinco finais em seis temporadas e poderá ser a primeira a conquistar três títulos no espaço de quatro anos.

- Esta final coloca frente-a-frente os dois treinadores com mais jogos nesta competição. Após as meias-finais, Jesús Velasco, do Barça, soma 57, enquanto Nuno Dias, do Sporting, foi o primeiro a chegar aos 50 com um único clube.

- O capitão do Sporting, João Matos, vai disputar o seu 17º jogo em fases finais; chegar a 16 fez dele o detentor do recorde absoluto.

A final da Liga dos Campeões de futsal tem início marcado para as 16:00 (horas de Lisboa) na Arena de Riga, na Letónia, que antes recebe o jogo entre o Benfica e o ACCS Asnières, que vai definir quem fica no terceiro lugar.