Arranca esta sexta-feira a final four da Liga dos Campeões de Futsal da UEFA 2022/23, com os dois grandes do futsal português - Benfica e Sporting - em cena. E, pela primeira vez na história, poderemos ter uma final 100 por cento lusa.

Quem são as equipas em prova? Onde e quando são os jogos? Qual o historial da competição? Quais as expectativas dos intervenientes? O SAPO Desporto conta-lhe tudo.

Onde vai decorrer a final four?

A fase final da UEFA Futsal Champions League arranca esta sexta-feira em Palma de Maiorca, com os encontros das meias-finais, que vão ser jogados no Pavilhão Velòdrom Illes Balears.

O Velòdrom Illes Balears, com capacidade para 6200 espectadores, foi a casa do Palma Futsal de 2010 a 2014. Foi inaugurado em 2006 para sediar os Mundiais de Ciclismo de Pista da UCI, tendo acolhido e também alguns grandes eventos de ténis.

Para além de Sporting e Benfica, quem participa?

Em cena, em Maiorca, vão estar o Sporting, duas vezes vencedor da prova, o Benfica, campeão em 2010, que contam já com vasta experiência em fases decisivas da competição. A seu lado, porém, vão estar dois estreantes na final four: o Mallorca Palma Futsal, que garantiu a presença nesta que é a sua primeira presença na competição e foi depois eleito como anfitrião, e o Sporting Anderlecht Futsal, primeira formação belga de sempre a chegar a esta fase da competição.

O Benfica venceu a prova em 2010 e na última época terminou no terceiro lugar. As águias procuram a sua terceira presença em finais, nesta que é a sua sétima presença em fases finais. Vão procurar igualar os dois títulos europeus do rival Sporting. Desde que venceu a prova, esteve em três meias-finais (esta é a quarta) e perdeu sempre. Os encarnados contam agora com Mário Silva como treinador, depois de este ter substituído Pulpis no comando técnico da equipa em Março.

Champions de futsal: Pany Varela garante Sporting a jogar “como se fosse a primeira” vez
Champions de futsal: Pany Varela garante Sporting a jogar “como se fosse a primeira” vez
Ver artigo

O Sporting venceu a prova em 2019 e 2021 e na época passada viu-se derrotado por 4-0 pelo Barça na final. Os leões atingiram a final das últimas cinco edições da prova, vencendo duas e perdendo três. Estão pela nona vez na fase final, tendo passado levado a melhor em seis das anteriores nove presenças em meias-finais. O Sporting tenta ser a primeira equipa não espanhola a sagrar-se campeão pela terceira vez.

O Mallorca Palma Futsal, anfitrião desta fase final, está na sua época de estreia nas provas europeias depois de se ter sido vice-campeão espanhol na temporada passada. Na equipa conta, contudo, com jogadores bem experientes, como Mario Rivillos, vencedor da prova em 2017 pelo Inter FS, ou Tayebi e Chaguinha, que já passaram pelo Benfica. O Palma nunca conquistou um grande troféu.

O Anderlecht surpreendeu ao afastar o Barça na Ronda de elite, depois de empatar com o conjunto catalão e apresentar um melhor saldo de golos do que os blaugrana. Vai tentar igualar o feito do Action 21 Charleroi, única equipa belga a conquistar o título europeu de clubes de futsal até à data. Nas suas fileiras conta com Diogo, duas vezes vencedor da prova pelo Sporting, bem como Maximiliano Rescia, ex-campeão do mundo pela Argentina. O treinador do Anderlecht, Luca Cragnaz, pode tornar-se na primeira pessoa a conquistar o título como jogador e treinador, tendo sido guarda-redes do conjunto vitorioso do Charleroi em 2005.

Quais os embates das meias-finais, quais os horários e quando será a final?

Meias-finais
Sporting - Sporting Anderlecht Futsal (sexta-feira, 5 de Maio, 17h00)
Mallorca Palma Futsal - Benfica (sexta-feira, 5 de Maio, 20h00)

Jogo do terceiro lugar
Palma / Benfica - Sporting / Anderlecht (domingo, 7 de Maio, 16h00)

Final
Palma / Benfica - Sporting / Anderlecht (domingo, 7 de Maio, 19h00)

 O que esperam os treinadores de Benfica e Sporting?

Mário Silva, treinador do Benfica: "Temos de preparar estes adversários de uma forma diferente, pois o próprio contexto competitivo é diferente, do ponto de vista mental e da ansiedade dos jogadores. Temos de nos focar nos nossos comportamentos e nas obrigações ofensivas e defensivas. É a preparação que nos traz confiança, é cada um deles sentir que está pronto para todos os momentos do jogo. Esta equipa, confiante e com o talento que tem, tem todas as condições de ganhar esta competição".

Nuno Dias, treinador do Sporting: "Acho que não há favoritos. Quando se chega a uma altura destas da competição, em que estão quatro equipas com tanta qualidade e que eliminaram grandes equipas para aqui estar, aquela máxima do ‘jogo a jogo’ e do ‘50/50’ encaixa-se. Não me parece que haja favoritismos para ninguém. As possibilidades são iguais para todos".

Quem é que já ganhou a competição no passado?

Desde que a UEFA criou uma competição europeia de clubes de futsal, em 2002, houve já onze vencedores diferentes: três espanhóis, três russos, dois portugueses, um italiano, um belga e um do Cazaquistão. Ao todo os clubes espanhóis totalizam onze títulos, contra três de clubes portugueses e russos.

Champions de futsal: Afonso Jesus assegura Benfica a fazer “de tudo” para realizar sonho
Champions de futsal: Afonso Jesus assegura Benfica a fazer “de tudo” para realizar sonho
Ver artigo

O clube que mais vezes ergueu o troféu foi o Spain Inter FS, com cinco títulos. Segue-se o Barcelona, com quatro. Com dois títulos surgem Sporting, Kairat Almaty e Playas de Castellón.

Quadro de honra

UEFA FUTSAL CHAMPIONS LEAGUE
2022 (Riga): Barça (ESP) 4-0 Sporting CP (POR)
2021 (Zadar): Sporting CP (POR) 4-3 Barça (ESP)
2020 (Barcelona): Barça (ESP) 2-1 Murcia FS (ESP)
2019 (Almaty): Sporting CP (POR) 2-1 Kairat Almaty (KAZ)

TAÇA UEFA DE FUTSAL
2018 (Saragoça): Inter FS (ESP) 5-2 Sporting CP (POR)
2017 (Almaty): Inter FS (ESP) 7-0 Sporting CP (POR)
2016 (Guadalajara): Ugra Yugorsk (RUS) 4-3 Inter FS (ESP)
2015 (Lisboa): Kairat Almaty (KAZ) 3-2 Barça (ESP)
2014 (Baku): Barça (ESP) 5-2ap FC Dynamo (RUS)
2013 (Tbilissi): Kairat Almaty (KAZ) 4-3 FC Dynamo (RUS)
2012 (Lleida): Barça (ESP) 3-1 FC Dynamo (RUS)
2011 (Almaty): Montesilvano (ITA) 5-2 Sporting CP (POR)
2010 (Lisboa): Benfica (POR) 3-2ap Inter FS (ESP)
2009 (Ekaterinburgo): Inter FS (ESP) 5-1 Sinara Ekaterinburg (RUS)
2008 (Moscovo): Sinara Ekaterinburg (RUS) 4-4ap, 3-2pens Murcia FS (ESP)
2007 (Murcia): FC Dynamo (RUS) 2-1 Inter FS (ESP)
2006: Inter FS (ESP) 6-3/3-4: 9-7total FC Dynamo (RUS)
2005: Action 21 Charleroi (BEL) 4-3/6-6ap: 10-9total FC Dynamo (RUS)
2004: Inter FS (ESP) 4-1/3-4: 7-5total Benfica (POR)
2003: Playas de Castellón (ESP) 1-1/6-4: 7-5total Action 21 Charleroi (BEL)
2002 (Lisboa): Playas de Castellón 5-1 Action 21 Charleroi (BEL)