O Sporting, vencedor de duas das derradeiras quatro edições e finalistas das duas últimas, vai para a 10.ª presença em fases finais da prova, enquanto o Benfica, que conta duas presenças no jogo decisivo, soma a sétima.
Águias venceram os leões por expressivos 4-1 e ergueram um troféu que não conquistavam desde 2017, juntando assim esta vitória na Taça de Portugal à da Taça da Liga.
Vai haver dérbi lisboeta na final da Taça de Portugal de futsal, domingo, depois de Benfica e Sporting confirmarem este sábado o favoritismo que lhes era atrbuído nas meias-finais deste sábado.
Portugal, que chega pela terceira vez seguida à fase final, joga no domingo frente à Eslováquia, última colocada do grupo, novamente no Pavilhão Multiusos de Fafe, na derradeira jornada da Ronda de Elite.
O novo técnico, que já orientou o treino de hoje, está de regresso ao Benfica, já que foi adjunto de Joel Rocha durante sete temporadas nos 'encarnados', entre 2014/2015 e 2020/2021.
A Espanha repetiu os títulos de 2019 e 2022, então em finais com Portugal, que bateu por 4-0 na edição inaugural e por 4-1 nos penáltis, depois de 3-3 no final do prolongamento, na segunda, ambas em fases finais disputadas em Gondomar.
Portugal, que nas meias-finais perdeu com a bicampeã em título Espanha (2-3), selou, ainda assim, a sua pior classificação de sempre, depois de ter sido vice-campeão nas duas primeiras edições (2019 e 2022).
Em Debrecen, Viktória Horváth adiantou a Hungria, aos 12 minutos, mas Anna Shulha ‘bisou’ no encontro, aos 15 e 32, e operou a reviravolta que permite às ucranianas atingirem pela primeira vez a final da competição, agendada para domingo, às 20:00 locais (19:00 em Lisboa).
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.