O belga Nicolas Colsaerts lidera provisoriamente o Portugal Masters em golfe, depois de a primeira volta ter sido hoje suspensa devido à forte chuva que assolou a zona de Vilamoura.

Colsaerts segue na frente com um agregado de 60 pancadas, 11 abaixo do Par do Oceânico Victoria Golf Course, tendo marcado sete “birdies” (uma pancada abaixo do Par) e dois “eagles” (duas abaixo).

Depois de ter marcado presença intermitente durante a manhã, sem impedir o decorrer da prova, a chuva tornou-se mais forte a meio da tarde, obrigando à interrupção da primeira volta, às 17:22, quando ainda estavam em campo 45 golfistas.

Atrás de Colsaerts seguem o escocês Scott Jamieson e o francês Alexander Levy, ambos com 63 pancadas.

Entre os cinco portugueses que já terminaram a volta inaugural, Ricardo Melo Gouveia foi o melhor, tendo marcado 70 pancadas.

Ricardo Santos somou 71 pancadas, menos uma do que o amador Tomás Silva e menos duas do que o campeão nacional Tiago Crus e do que o amador João Carlota.

O dia ficou também marcado pelo “hole-in-one” do espanhol Jose Maria Olazábal no buraco 13 (Par 3), o primeiro da presente edição do torneio e quinto da história do Portugal Masters.

Olazábal, que capitaneou a seleção europeia que venceu a Ryder Cup em 2012 e soma dois triunfos no Masters de Augusta, terminou a volta com um total de 72 pancadas.

O francês Thomas Levet, que soma no currículo seis triunfos em torneios do European Tour, anunciou o abandono da carreira profissional devido a problemas físicos, depois de ter terminado a volta com 77 pancadas.

A primeira volta será retomada às 08:15 de sexta-feira, tendo a organização anunciado um atraso de 40 minutos nas saídas para a segunda volta do torneio.

O Portugal Masters, prova do European Tour que junta 126 golfistas, entre os quais oito portugueses, está dotado com dois milhões de euros em prémios monetários e decorre até domingo no Oceânico Victoria Golf Course (PAR72), em Vilamoura.