O espanhol Jon Rahm foi suspenso do circuito norte-americano de golfe, devido às suas ligações ao LIV, o circuito profissional inaugurado em 2022 na Arábia Saudita, anunciou hoje a PGA Tour.

“De acordo com o regulamento, o jogador Jon Rahm foi suspenso e não é elegível para participar em torneios do PGA Tour, devido à sua associação a uma série de torneios não autorizados”, refere o organismo, em comunicado.

A PGA Tour esclarece que os pontos conseguidos por Rahm, que em abril deste ano venceu o Masters de Augusta, na temporada 2022/2023, não serão contabilizados.

No início deste mês, Jon Rahm, de 29 anos, aceitou rumar à LIV Golf, com um contrato que, segundo a imprensa, rondará os 520 milhões de euros.

No último ano, o golfista basco venceu quatro torneios no circuito PGA Tour, num dos melhores anos da ainda curta carreira como profissional, iniciada em 2016.

A LIV Golf, financiada pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, conta com 12 torneios. A nova temporada arranca em fevereiro, no México, e visita países como Estados Unidos, Espanha ou Reino Unido.