O golfista amador Pedro Machado é o primeiro líder do Campeonato Nacional Absoluto Audi, prova disputada por amadores e profissionais, que arrancou hoje no Oporto GC, com a prova feminina liderada por Leonor Medeiros, Leonor Bessa e Sara Gouveia.

O jovem jogador, de apenas 14 anos, completou a primeira volta ao traçado de Espinho (Par 71) com 64 pancadas, sete abaixo do Par, e colocou-se na frente de um torneio que, pela primeira vez, é aberto a jogadores profissionais, tanto na vertente masculina como feminina, que competem por 20 mil euros em prémios monetários.

“Foi um dia incrível em todos os aspetos, fiz poucos ‘putts’ e foi o meu recorde de ‘birdies’. Foi a minha melhor volta de sempre”, rejubilou Pedro Machado, que joga golfe desde os oito anos no Oporto GC.

Apesar da boa exibição do jovem amador, com nove ‘birdies’ e dois ‘bogeys’, o profissional Tiago Cruz não permitiu ao líder um grande distanciamento, colocando-se à distância mínima, com um primeiro cartão com 68 pancadas, seis abaixo do Par.

“Foi uma volta bastante positiva. Arranquei bem com cinco ‘birdies’, ao fim de seis buracos, o que foi excelente para começar. Depois tive dois percalços, no buraco sete, onde fiz ‘bogey’, e, depois de um ‘birdie’ no buraco 12, joguei ‘drive’ no buraco 13 para ficar o mais próximo possível do ‘green’. Fiquei atrás de uma árvore, tive de dropar, fiz um mau ‘shot’ ao ‘green’ e um duplo ‘bogey’. Mas consegui recuperar e acabei com um bom resultado”, contou Cruz, antigo bicampeão nacional amador (2002 e 2005) e ex-bicampeão nacional de profissionais (2011 e 2015).

A competição feminina, por sua vez, é comandada por Leonor Medeiros, a defender o título amador, Leonor Bessa e Sara Gouveia, a jogar o seu primeiro torneio como profissional, todas com 73 pancadas, duas acima do Par.

“Cometi alguns erros durante a volta que amanhã [quinta-feira] vou tentar não repetir. Podia ter feito um resultado melhor. O objetivo é ganhar, portanto é fazer uma boa semana, treinar após a volta e confiar no trabalho de tenho feito”, afirmou Medeiros.

A 87.ª edição do Campeonato Nacional Absoluto Audi decorre até sábado no Oporto Golf Club e irá atribuir os títulos de campeão e vice-campeão, em homens e senhoras, na categoria absoluto, amador e de segunda categorias (amador).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.