O alemão Martin Kaymer lidera a lista de candidatos à conquista da nona edição do Portugal Masters de golfe, que se disputa de quinta-feira a domingo, em Vilamoura, com portugueses entre os possíveis ‘outsiders’.
Ricardo Melo Gouveia, segundo do ‘Challenge Tour’ e 123.º do ‘ranking’ mundial, tornou-se esta época no melhor português de sempre na hierarquia mundial e é o cabeça de cartaz entre os oito golfistas lusos inscritos na prova do European Tour, que distribui dois milhões de euros em prémios monetários.
Antigo número um mundial e atual 21.º, Kaymer procura o primeiro título esta temporada, mas já tem na ‘carteira’ dois ‘majors’, o PGA Championship em 2010 e o Open dos Estados Unidos em 2014.
Além do alemão, mais três vencedores de torneios do ‘Grand Slam’ estarão no campo do Oceânico Victoria, com destaque para o irlandês Padraig Harrington, que conquistou o Open Britânico de 2007 e 2008 e o PGA Championship de 2008.
O irlandês Darren Clarke (Open Britânico de 2011) e o escocês Paul Lawrie (Open Britânico em 1999) são os outros dois vencedores de ‘majors’.
Entre os golfistas do ‘top-50’ mundial, além de Kaymer, estará também em Vilamoura o austríaco Bernd Wiesberger, atual 27.º do ‘ranking’.
Nas oito anteriores edições do mais importante torneio de golfe em Portugal houve oito campeões diferentes e apenas quatro atletas podem tentar inverter a ‘maldição’ dos campeões.
O francês Alexander Levy procura revalidar o título, depois de em 2014 ter conquistado o segundo troféu da carreira num Portugal Masters reduzido a apenas duas voltas devido ao mau tempo.
Além de Levy, também o espanhol Alvaro Quirós (vencedor em 2008), o australiano Richard Green (2010) e o inglês Tom Lewis (2011) podem repetir o triunfo.
O norte-irlandês Michael Hoey pode também fazer história, juntando o triunfo no Portugal Masters aos conquistados nas duas outras provas do European Tour que se disputam em Portugal: em 2009 no Open de Portugal (entretanto extinto) e em 2011 no Open da Madeira.
Entre os portugueses, Ricardo Melo Gouveia é o nome em evidência, depois de uma época em que já garantiu a subida ao European Tour e em que atingiu a melhor posição de sempre de um português no ‘ranking’ mundial (119.º).
Filipe Lima, em St. Omer (2004), e Ricardo Santos, na Madeira (2012), são os dois portugueses no ‘field’ que já sabem o que é vencer uma prova da primeira divisão europeia.
Também inscritos estão Ricardo Santos, Filipe Lima, João Carlota, Pedro Figueiredo e Tiago Cruz, além dos amadores Vítor Lopes e Tomás Silva.
Comentários