Com 700 mil euros em prémios monetários, o evento desportivo da Região Autónoma da Madeira, de regularidade anual, que maior divulgação internacional merece transitou para a data de 8 a 11 de Abril, duas semanas mais tarde do que o habitual, mas volta a ter honras de abrir a época de torneios do European Tour em Portugal depois de ter sido anunciado o adiamento do Estoril Open de Portugal para Junho. O Portugal Masters realizar-se-á em Outubro.
O Madeira Islands Open BPI Portugal realizar-se-á pelo segundo ano consecutivo no panorâmico percurso do Porto Santo Golfe, desenhado pelo “monstro sagrado” da modalidade, Severiano Ballesteros, sendo uma boa notícia para todos os amantes do golfe que “Seve” esteja restabelecido da tenaz luta contra doeça prolongada e que pense mesmo voltar a jogar este ano.
Na recente apresentação oficial das pretensões de Portugal à organização da Ryder Cup de 2018, o European Tour considerou como um dos pontos fortes da candidatura da Federação Portuguesa de Golfe a sólida tradição na organização de grandes eventos internacionais, designadamente de 59 torneios do European Tour.
Nesses 59 eventos estão incluídas as 17 edições do Madeira Islands Open BPI Portugal disputadas até ao momento, estabelecendo este como o segundo mais antigo torneio português na I Divisão do Circuito Profissional Europeu.
Em 2009 as estrelas do European Tour manifestaram-se agradavelmente surpreendidas pela qualidade do traçado do Porto Santo Golfe, que se distingue pelas vastas vistas oceânicas.
O torneio foi ganho pelo argentino “Tano” Goyá, com 6 pancadas abaixo do Par, enquanto Filipe Lima, com 2 acima do Par, terminou no 12º lugar (empatado com o sueco Jarmo Sandelin e o francês Jean-Baptiste Gonnet), estabelecendo um novo recorde nacional no evento madeirense.
A alteração de data, de finais de Março para meados de Abril, poderá permitir a participação de jogadores que costumam iniciar mais tarde a sua época em solo europeu.
O 18º Madeira Islands Open BPI Portugal será o 15º torneio do PGA European Tour de 2010, conta para o Ranking Mundial de Golfe, para a Corrida para o Dubai (Ordem de Mérito Europeia) e para a tabela europeia da Ryder Cup.
Em 2010, a Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo, entidade promotora do torneio, teve o prazer de acrescentar o jornal “O Jogo” e a revista “J” à sua família de parceiros de media que continua a contar com a fiel colaboração da “SportTV” (e do novo canal “SportTV Golfe”), do jornal “Diário de Notícias” e da revista “New Golf”.
Comentários