O Benfica qualificou-se hoje para os quartos de final da Liga Europeia feminina de hóquei em patins, ao superar as espanholas do Plegamans no desempate por grandes penalidades, na segunda mão dos oitavos de final.

Depois do desaire por 1-0 em Espanha, o conjunto comandado por Paulo Almeida venceu por 3-2 no tempo regulamentar, sendo que as duas formações não marcaram no prolongamento e a eliminatória decidiu-se na ‘lotaria’ dos penáltis.

As irmãs Rute Lopes e Rita Lopes marcaram para as ‘encarnadas’, enquanto, para as espanholas, apenas Carla Fontdegloria conseguiu bater a guarda-redes lusa.

O Benfica marcou primeiro, por Marlene Sousa, mas Berta Busquets igualou a um. Na segunda parte, Rita Lopes voltou a dar vantagem ao conjunto luso, na recarga a uma grande penalidade, mas, pouco depois, Fontdegloria fez o 2-2, de penálti.

O golo que forçou o prolongamento foi apontado por Rita Lopes, que ‘bisou no encontro, sendo depois a autora do golo da vitória no desempate por penáltis, ao concretizar o sétimo.

Pela manhã, o Stuart Massamá também se tinha qualificado para os quartos de final, ao golear, uma vez mais, as alemãs do Bison Calenberg, por 10-2.

Depois de ter vencido a primeira mão em casa por 10-1, a equipa de Massamá, vice-campeã portuguesa, voltou na Alemanha a mostrar a sua superioridade, com ‘duas mãos’ de golos.

Nos quartos de final, o Benfica, campeão europeu em 2015, vai defrontar as italianas do Estrelas Molfetta, enquanto o Stuart Massamá medirá forças com as francesas do Noisy Le Grand, a 20 de janeiro e 17 de fevereiro.