A equipa açoriana do Candelária bateu na noite de sábado os espanhóis do Club Pati Vic por 6-4, na primeira jornada do Grupo C da Liga Europeia de hoquéi em patins.

A equipa catalã, actual vicecampeã europeia, chegou à ilha do Pico, onde decorreu a partida, como clara favorita à vitória, mas acabou por ser surpreendida pelo formação insular, que defendeu muito bem, sobretudo na primeira parte, e esteve ainda melhor no ataque.

A partida, realizada no Pavilhão de Desportos da Candelária, teve uma primeira parte praticamente com um só sentido, com a formação da casa chegar à vantagem logo aos dois minutos e meio de jogo, por Martin Montivero.

O jogador argentino ao serviço do Candelária, autor de três dos seis golos da sua equipa, “bisou” aos 17 minutos, tirando partido da sua excelente técnica, depois de Tiago Resende, quatro minutos antes, ter marcado também um golo para os locais, mas de meia distância.

Os três golos de vantagem ao intervalo revelavam a superioridade do “cinco” de Carlos Dantas e algum desalento entre os espanhóis, que entraram na segunda parte com vontade de mudar o rumo dos acontecimentos.

Foi, no entanto, o Candelária a voltar a marcar, desta vez de grande penalidade, convertida por Sérgio Silva, que embora não tenha marcado à primeira, teve tempo de recuperar a bola e desfeitear o guarda-redes contrário, à segunda.

A equipa da casa baixou, naturalmente o ritmo de jogo e deu mais posse de bola aos espanhóis, que com alguma naturalidade, reduziram, aos 36 e os 38 minutos, por Borja Lopez e Sergi Pla.

A formação açoriana forçou, de novo o ataque, respondendo com dois golos em cinco minutos, de novo por Martin Montivero (44 minutos) e Mauro Fernandez (49), outro dos três argentinos ao serviço do Candelária.

Mas quando faltava pouco mais de um minuto para o final da partida, a equipa espanhola ainda teve tempo de marcar dois golos de rajada, de novo através de Sergi Pla e, a sete segundos do fim, através de Miquel Masoliver.

Resultado inesperado para o Candelária, que embora tenha terminado a partida algo desorientado, conseguiu levar de vencida uma equipa, à partida, com mais argumentos.