A 13.ª jornada do campeonato nacional arranca neste sábado com um dérbi escaldante entre Óquei de Barcelos e HC Braga. As duas formações estão separadas por apenas quatro pontos, e o confronto promete ser escaldante pois ambas equipas lutam por um objectivo comum, a manutenção no primeiro escalão.

O Óquei de Barcelos ocupa actualmente o quinto posto na tabela classificativa e depois da pausa no campeonato nacional procura entrar em 2011 com uma vitória em casa frente ao vizinho HC Braga. O conjunto liderado pelo técnico José Fernandes soma três vitórias, em seis jogos realizados no Pavilhão Municipal de Barcelos, e espera naturalmente que o HC Braga mantenha a tendência de não vencer fora de casa, dois empates em seis jogos.

O HC Braga, oitavo classificado no campeonato, vai a Barcelos com o intuito de vencer pela primeira vez esta época fora do seu reduto, e encurtar a distância para Sporting Tomar e Gulpilhares. O jogo está agendado para as 18h00 no Pavilhão Municipal de Barcelos com casa cheia em perspectiva.

No topo da tabela, SL Benfica e Oliveirense vão ter confrontos acessíveis na 13.ª jornada frente a Cascais e Limianos, respectivamente. Os encarnados defrontam o Cascais às 18h30, e procuram manter a distância de dois pontos para o segundo classificado, FC Porto.

O FC Porto continua na perseguição ao SL Benfica e desloca-se a Torres Vedras para defrontar a Física, às 18h00, num encontro que pode vir a ser complicado para os campeões nacionais, recordando a eliminação sofrida perante o conjunto de Vítor Fortunato na Taça de Portugal.

O Candelária, principal perseguidor do trio da frente, desloca-se a Tomar, pela 18h00.