O FC Porto venceu hoje o Valdagno, por 5-1, com golos de Pedro Gil (2), Reinaldo ventura (2) e Pedro Moreira, e ascendeu ao primeiro lugar do Grupo D da Liga Europeia, em igualdade pontual com os italianos.

Já com a questão da passagem à final de oito resolvida a favor de ambas as equipas, o FC Porto entrou na partida decidido a mostrar que a goleada sofrida em Valdagno, por 10-3, tinha sido um acidente de percurso.

Os “dragões” somaram nos minutos iniciais uma “mão cheia” de oportunidades de golo negadas pelo guarda-redes Juan Oviedo, que se revelou uma muralha intransponível aos remates de Filipe Santos, Pedro Gil, Pedro Moreira e Reinaldo Ventura.

Reinaldo Ventura, à passagem do quinto minuto, desperdiçou uma grande penalidade para chegar ao golo, mas Reinaldo Ventura, aos 10, na sequência de um rápido contra-ataque, colocou o FC Porto em vantagem (1-0).

O Valdagno, aos 13 minutos, desperdiçou igualmente uma grande penalidade para empatar, com mérito para o guarda-redes Filipe Magalhães, chamado a substituir Edo Bosch, que por duas vezes se opôs com sucesso a Dário Rigo.

O FC Porto terminou a primeira parte a pressionar o Valdagno, com o guarda-redes Juan Oviedo a negar o golo a Reinaldo Ventura, com uma palmada, e iniciou a segunda com um remate ao ferro pelo mesmo jogador.

Pedro Gil, aos 31 minutos, desfez finalmente a igualdade e colocou o FC Porto a vencer por 2-1, assistindo-se, em seguida, a uma partida repartida, com as ocasiões de perigo a ronda ambas as balizas.

O FC Porto dilatou a vantagem por Reinaldo Ventura (3-1), aos 42 minutos, na conversão de uma grande penalidade, que, a exemplo do que se passou na primeira parte com Edo Bosch, levou à exclusão de Juan Oviedo.

Reinaldo Ventura, aos 47 minutos, fez um golo de bonito efeito e elevou a vantagem do FC Porto para 4-1 e nos derradeiros segundos de jogo, já depois de Edo Bosch negar o golo a Dário Rigo, Pedro Gil elevou para 5-1.