A Espanha venceu hoje a França e é a primeira finalista do Europeu de hóquei em patins, esperando agora o vencedor do Portugal-Itália, que defrontará na final, no domingo, às 18:30 (hora de Lisboa).

Sob arbitragem da dupla portuguesa Rui Torres e Joaquim Pinto, a primeira meia-final no Palácio dos Desportos Riazor, na Corunha, acabou com vitória da anfitriã, por 8-2, com os franceses a acusarem a inexperiência da juventude e a fadiga de contarem apenas com seis jogadores em campo.

Por outro lado, um coletivo de grande qualidade e maior rodagem acabaram por ditar a vitória por um resultado mais dilatado dos espanhóis, com um golo do ‘leão’ Ferran Font, outro de Ignacio Alabart, dois de Edu Lamas, Nil Roca e Pau Bargalló.

Nos outros jogos, destaque para a goleada da Andorra sobre a Inglaterra, do treinador português Carlos Amaral, por 8-2, com três golos de Adriá Antequera e Gerard Miquel, enquanto Oriol Antequera apontou os restantes dois.

Andorra vai disputar com a Suíça o quinto lugar, depois de os helvéticos vencerem a Alemanha por 7-6, graças a uma reviravolta no último minuto do prolongamento, em que os suíços entram no último minuto a perder por 6-5.

Os golos de Gian Rettenmund, a 57 segundos do fim, e de Gael Jimenez, a 29 da ‘buzina final’, atiraram a formação germânica para a discussão do sétimo lugar diante dos ingleses.

Na ‘liguilha’ dos últimos classificados, a Áustria folgou e viu da bancada a Holanda a golear a Bélgica, dos portugueses Marco Miguéis, Nuno Rilhas e Sérgio Rita, por 15-3, com o luso Reginaldo Migalha a marcar um dos tentos da vitória, assim como Nuno Rilhas e Marco Miguéis, para o lado belga.