Sporting e FC Porto estão mais perto das meias-finais dos 'playoff' do campeonato nacional de hóquei em patins, após terem vencido na passada quinta-feira os respetivos encontros.

Em casa, os leões bateram o SC Tomar por 6-4, enquanto que os dragões receberam e venceram a Oliveirense por 7-2. Sem o guarda-redes Ângelo Girão e o treinador Alejandro Domínguez, ambos ausentes devido a castigo, a equipa de Alvalade teve de suar para levar de vencida o SC Tomar. O Sporting inaugurou o marcador por Nolito Romero aos 12 minutos, mas dois minutos depois Filipe Almeida restabeleceu a igualdade, resultado com que as equipas foram para intervalo.

Na segunda parte a equipa da casa ganhou dois golos de vantagem, graças aos tiros certeiros de Romero e Henrique Magalhães; contudo, o SC Tomar não baixou os braços e voltou a empatar graças a dois livres diretos de Tomás Moreira em dois minutos consecutivos.

Depois de João Souto ter posto o Sporting novamente em vantagem, os de Tomar voltaram a empatar por Ivo Silva; os leões garantiriam a vitória já nos últimos cinco minutos, graças a novo golo de Souto e a outro de Verona.

Tarefa mais simples teve o FC Porto em casa. Os recém-coroados campeões europeus conseguiram uma vantagem de quatro golos ao intervalo, graças aos tentos de Gonçalo Alves, Carlo Di Benedetto (dois) e Ezequiel Mena. Na segunda parte a Oliveirense ainda reduziu graças aos golos de Lucas Martínez e Tomás Pereira, mas os dragões não se deixaram surpreender e voltaram a aumentar a vantagem com golos de Roc Pujadas e Rafa, este último por duas vezes.

Sporting e FC Porto podem já garantir passagem às meias-finais do campeonato caso vençam os respetivos encontros, marcados para o próximo domingo, em casa de SC Tomar e Oliveirense.