A seleção portuguesa de hóquei em patins de sub-19 iniciou a defesa do título mundial com uma vitória por 2-1 frente à Itália, em Barcelona, no arranque da prova que está integrada nos World Roller Games.

Portugal, bem defensivamente e eficaz nos lances de bola parada, chegou à vantagem através de uma grande penalidade convertida por Afonso Severino, a escassos minutos do final da primeira parte.

A formação italiana, treinada por Enrico Mariotti, chegou ao empate por Gabrielle Gavioli, aos cinco minutos da segunda parte, mas Portugal, orientado por Vasco Vaz, voltou à liderança com um golo apontado por Diogo Abreu.

A jornada inaugural do Mundial da categoria ficou marcada por alguns resultados inesperados, como a vitória por 4-3 da Argentina frente à anfitriã Espanha, campeã da Europa e finalista do último Mundial, em Nanjing, na China, em 2017.

O resultado mais desnivelado foi alcançado pela Colômbia, treinada pelo português André Torres, que ‘esmagou’ por 20-1 os Estados Unidos, enquanto o Chile venceu por 8-2 a Suíça.

Portugal, inserido no Grupo A, joga no domingo com os Estados Unidos e encerra a fase preliminar da competição na segunda-feira frente à Colômbia.