Portugal estreou-se hoje da pior forma no Mundial de hóquei em patins, em Nanjing, na China, ao perder por 5-2 com a Argentina, que, assim, iniciou a defesa do título vencer, tal como Espanha, Itália e Moçambique.
No jogo ‘grande’ da primeira jornada, a contar para o Grupo A, os sul-americanos superiorizaram-se ao conjunto das ‘quinas’, num jogo em que os lances de bola parada foram determinantes, com os argentinos a mostrarem muito mais eficácia.
Os campeões mundiais em título acertaram os dois penáltis de que beneficiaram, ambos por Matias Pascoal (11 e 33 minutos), e um de dois livres diretos, tendo faturado Luas Ordoñez (32). Matias Platero, em cima do intervalo, e o benfiquista Carlos Nicolia (43) apontaram os restantes tentos.
Por seu lado, Portugal, que marcou o primeiro golo por Gonçalo Alves (19 minutos), só acertou uma de duas grandes penalidades - João Rodrigues marcou (32), depois de Ricardo Barreiros falhar (13) - e, na parte final, Rafa (37 e 49) e Hélder Nunes (41) falharam três livres diretos.
No outro encontro do agrupamento, a Itália bateu a França por 6-2, num embate em que inaugurou o marcador aos sete minutos, por intermédio de Domenico Illuzzi, ainda se deixou empatar, três minutos depois, por culpa de um tento de Bruno Di Benedetto, mas, a partir dai, não deu hipóteses.
Ao intervalo, os transalpinos já venciam por 3-1 e, no segundo tempo, intensificaram ainda mais a procura pelos golos. A vantagem chegou a 5-1 e fechou em 6-2, num embate em que Alessandro Verona e Giulio Cocco ‘bisaram’.
Na segunda jornada do grupo A, que se realiza na segunda-feira, Portugal vai defrontar a Itália, enquanto a Argentina defronta a França.
No Grupo B, Moçambique venceu o Chile por 5-3, enquanto a Espanha, sem surpresa, goleou a Alemanha por 8-2.
Os espanhóis estiveram a vencer por 5-0 até metade da segunda parte, altura em que a seleção alemã marcou dois golos, por intermédio de Milan Brandt.
A Espanha selou o resultado com mais três golos logo de seguida, num embate em que ‘bisaram’ Raul Marin, Pau Bargalló e o benfiquista Jordi Adroher.
No embate entre africanos e sul-americanos, destaque para os ‘hat-tricks’ do chileno Nicolas Fernández e do moçambicano Mário Rodrigues, sendo que ambos concretizaram dois livres diretos.
Na segunda-feira, os espanhóis jogam com o Chile, enquanto Moçambique defronta a Alemanha.
No final das três jornadas da fase de grupos, os três primeiros classificados de cada grupo passam aos quartos de final, juntamente com as duas seleções que terminarem em primeiro nos dois grupos da Taça FIRS.
No primeiro dia da Taça FIRS a Colômbia goleou Macau por 15-0 e a Áustria venceu a África do Sul por 5-3, no Grupo A, enquanto, no Grupo B, o Egito venceu os Estados Unidos por 4-2 e Angola goleou a Holanda por 18-1, com seis golos do ‘leão’ João Pinto.
Comentários