Portugal é o primeiro finalista da Taça das Nações de hóquei em patins, que decorre em Montreux, Suíça, depois de uma clara vitória por 7-1 sobre Angola, na primeira meia-final.

O outro adversário deverá ser a Espanha, que ainda hoje vai jogar contra a seleção da Alemanha, na segunda jornada do torneio organizado pelo Montreux Hockey Club e disputado no pavilhão do Pierrier.

A supremacia de Portugal foi evidente e ao intervalo o cinco luso já vencia por 3-1. Na segunda parte, mesmo sem forçar - já a pensar na "desforra" com a Espanha -, o marcador subiu até ao 7-1 final.

Portugal chegou a esta meia-final como segundo classificado do grupo B, depois de ceder uma derrota ante a Espanha, por 5-4, enquanto que Angola venceu o grupo A, só com vitórias.

Caio foi hoje o melhor marcador na equipa portuguesa, com golos aos sete minutos, 17 e 34. Ricardo Barreiros marcou aos 13 e 23, Jorge Silva aos 21 e Diogo Rafael aos 35.

O golo de Angola, na altura a empatar o encontro, foi apontado por Johe, aos 10 minutos.

Antes deste jogo, disputaram-se dois encontros, de classificação para os lugares situados entre o quinto e o oitavo, de que saíram vencedores o Brasil e a França.

O Brasil ganhou à Suíça, por 5-3, e a França bateu o Montreux HC, por 4-2.

A final, entre Portugal e a Espanha ou Alemanha, joga-se no domingo, pelas 20h00 locais (19h00 de Lisboa). Antes disso, jogam-se dois jogos particulares e três de classificação.

A "maratona" de jogos começa com o Montreux HC-Hockey Sarzana e segue com Sporting Tomar-Claret Barcelona, Montreux HC-Suíça, Brasil-França, Angola-Alemanha ou Espanha e Portugal-Espanha ou Alemanha.