O selecionador português de hóquei em patins, Rui Neto, definiu hoje como "objetivo único" a vitória no Europeu de 2012, a realizar em Paredes, de 09 a 15 de setembro, destronando a campeã Espanha.

«Será a minha primeira competição em casa como selecionador, a responsabilidade é maior e tem de ser o ponto de viragem. A nossa motivação tem de ser ganhar», disse Rui Neto, no final da cerimónia de assinatura do protocolo de organização, realizado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes.

Portugal volta a receber esta competição pela 12.ª vez, o que não acontece desde 1998, quando, em Paços de Ferreira, a seleção lusa conquistou o último dos seus 20 títulos continentais.

«Às vezes, podemos não ganhar por um pouco de sorte, outras vezes devido a fatores externos, como aconteceu no último Mundial, na Argentina, mas o mais importante é construirmos bases que nos permitam ganhar sempre», acrescentou Rui Neto, esperançado no incondicional apoio do público à equipa lusa.

A cultura desportiva do concelho foi, aliás, umas das razões invocadas pelo presidente da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), Fernando Claro, para justificar a escolha de Paredes para sede da competição internacional.

«Paredes é uma região em que a cultura desportiva das pessoas é elevada, as pessoas sabem apreciar a modalidade. Por outro lado, devo realçar a abertura e competência do município face aos nossos desejos», afirmou Fernando Claro.

O líder da FPP disse ainda não ter dúvidas de que «Paredes vai proporcionar as melhores condições a todos os países intervenientes».

O contrato-programa assinado hoje tem uma dotação de 25 mil euros, mas o município paredense, pela voz do vereador do Desporto, Cândido Barbosa, espera não ter prejuízo.

«Não temos números certos, mas estamos a contar não ter prejuízo com este evento de grande envergadura», afirmou Cândido Barbosa, ex-ciclista profissional.

Vai ser a primeira vez que o município irá acolher uma competição desta natureza, mas o presidente da Câmara, Celso Ferreira, disse encará-la como «uma oportunidade de dinamizar o concelho e relançar a prática da modalidade em Paredes», através da realização de «um conjunto de eventos paralelos».

«Vão encontrar em Paredes um ambiente de grande festa e de grande apoio, igual ao ambiente de apoio à seleção em outros anos. Creio que será um sucesso e uma oportunidade de elevar bem alto o nome de Portugal», concluiu o autarca.

O Pavilhão Municipal Rota dos Móveis, em Lordelo, será o palco da competição, que terá lugar de 09 a 15 de setembro.

Nas duas últimas edições do Europeu, em Oviedo (Espanha) e Wuppertal (Alemanha), Portugal perdeu a final para a Espanha, que soma já 15 troféus, seguida pela Inglaterra (12) e pela Itália (dois).