Nas meias-finais, marcadas para sexta-feira, Portugal, terceiro classificado no último Mundial, vai defrontar a Itália ou a Colômbia, que se defrontam ainda hoje.
Com o terceiro triunfo em três jogos, Portugal conquistou o primeiro lugar do Grupo A, com nove pontos, e vai enfrentar nos quartos de final o quarto classificado do Grupo B.
Na classificação do Grupo A, Portugal é segundo, com os mesmos seis pontos da líder Argentina (14-2 em golos, contra 16-3 dos campeões mundiais em título), que precisa de bater na quarta-feira para ganhar o agrupamento.
Na terça-feira, os comandados de Paulo Freitas, que procuram o 17.º cetro mundial, cinco anos depois do último, defrontam Angola, que hoje perdeu por 7-1 com a Argentina, detentora do título.
Portugal soma 16 títulos mundiais na modalidade, o último dos quais conquistado em 2019, e está a um da recordista Espanha, enquanto a Argentina, atual detentora do cetro, tem seis.
O selecionador nacional, Vasco Vaz, realçou que o objetivo de “vencer e passar às meias-finais foi cumprido”, considerando que foi, “mais uma vez, um jogo sem qualquer história”.
Portugal é, a par da Espanha, recordista de títulos, com quatro troféus conquistados, em 2003, 2013, 2015 e 2017, mas ficou de fora da final nas duas últimas edições.
A seleção nacional volta a entrar em ação na segunda-feira, frente Colômbia, que hoje defronta a Itália no fecho da ronda inaugural do Grupo B, e encerra a participação na primeira fase do torneio no dia seguinte, na terça-feira, perante a equipa anfitriã.
Luis Sénica, de 60 anos, foi treinador de hóquei em patins antes de liderar a FPP, na qual foi reconduzido em 06 de julho, destacando-se no comando técnico da seleção de Portugal e do Benfica.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.