O 1º de Agosto, clube central das Forças Armadas Angolanas (FAA), completa hoje o seu 41º aniversário, com os olhos postos nas infra-estruturas, entre as quais a construção do pavilhão Paulo Bunze, localizado na sua cidade desportiva.

A ser inaugurado no próximo dia 6, o pavilhão dá nome a um ex-exímio andebolista do 1º de Agosto, da selecção nacional, que fez carreira igualmente em Portugal.

A denominação da infra-estrutura visa perpetuar o nome do antigo internacional angolano, já falecido, alias a sua homenagem é dos pontos fulcrais no programa de actividades comemorativas deste ano, que tem o lema 1974-2018: 41 anos a engrandecer o desporto nacional.

Pelos seus feitos, a Federação Angolana de Andebol procedeu da mesma forma, com atribuição do seu nome ao anfiteatro da instituição, no complexo da Cidadela.

O futebol é, a par do basquetebol e do andebol em ambos os sexos, referência na elevação das cores rubro-negras. Conquistou os três primeiros campeonatos nacionais da primeira divisão (Girabola), nos anos de 1979, 1980 e 1981.

Venceu ainda em 1991, 1993, 1996, 1998, 1999, 2006, 2016 e 2017, além de contar no seu palmarés com uma presença na final da taça da Confederação Africana de Futebol.

As actividades comemorativas aos 41 anos de existência deste emblema angolano, cujo acto central estava marcado para hoje, foram adiadas para o próximo dia seis, por imperativo de agenda do chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, Egídio de Sousa Santos, que tomaria posse como novo presidente de Mesa da Assembleia do clube.

Do programa consta ainda visita guiada à cidade desportiva, desfile e apresentação dos campeões da época 2017, demonstração das modalidades de andebol, basquetebol, voleibol, judo, karaté, taekwandó pelas equipas de formação e seniores femininas.
Fundado a 1 de Agosto de 1977, o Clube militar, que tem como presidente de direcção, Carlos Hendrick, movimenta as modalidades de futebol, basquetebol, andebol, voleibol, atletismo, natação, hóquei em patins, xadrez, tae-kwando, vela, tiro aos pratos, ténis, judo, canoagem, pesca e karaté.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.