A terceira etapa do circuito mundial de águas abertas, que se realiza em Setúbal em 09 de junho, também servirá como avaliação da seleção portuguesa que vai participar no Europeu de Glasgow, a disputar em agosto.

A seleção lusa estará representada em Setúbal pelos atletas Angélica André (Fluvial Portuense), Rafael Gil (individual), José Carvalho (SFUAP) e Tiago Campos (Clube Natação de Rio Maior).

"Mas este grupo não está fechado. Poderão entrar outros nadadores. Por isso, é que dizemos que esta etapa portuguesa em Setúbal servirá de avaliação da seleção que vai participar no Europeu de Glasgow", disse hoje à agência Lusa o diretor técnico nacional Daniel Viegas.

O percurso delineado no estuário do Sado atinge os 10 quilómetros, o qual, em circunstâncias normais da temperatura da água e intensidade de correntes, poderá demorar cerca de duas horas a percorrer.

Desde 2017, a Federação Internacional (FINA) introduziu novas regras para esta competição na utilização de fatos de banho. Com a temperatura abaixo dos 18 graus é obrigatório o uso de fato isotérmico, enquanto acima dos 20 graus o uso destes é proibido.