Portugal conquistou hoje a primeira medalha nos campeonatos mundiais de boccia, que decorrem no Rio de Janeiro, com André Ramos a conseguir o bronze na classe BC1 masculina.

No Brasil, o atleta luso, que se estreou em competições paralímpicas nos Jogos Tóquio2020, conquistou a medalha de bronze ao bater o brasileiro José Carlos Oliveira, por 9-0, no jogo para atribuição dos terceiro e quarto lugares.

Ainda hoje, às 21:00 horas (00:00 de domingo, em Lisboa), Portugal marca presenças nas finais masculina e feminina de BC3, com José Abílio Gonçalves a defrontar o australiano Daniel Michel, e Ana Sofia Costa a jogar com Jamiseon Leeson, também da Austrália.

Portugal está representado na competição, que decorre até quarta-feira, por seis atletas, que participam nas competições individuais masculinas e femininas e ainda nas provas de equipas BC1/BC2 e pares BC3.

O boccia destina-se a atletas com deficiência motora (paralisia cerebral em cadeira de rodas, ou doenças neuromusculares), podendo ser disputado individualmente, em pares ou por equipas de três elementos, sem divisão por sexos.