As judocas Bárbara Timo (-63 kg) e Taís Pina (-70 kg) foram hoje eliminadas ao segundo combate no Grand Slam de Taskhent, onde João Fernando (-81 kg) perdeu logo na estreia.

A cerca de quatro meses dos Jogos Olímpicos de Paris2024, Bárbara Timo, que está em zona virtual de apuramento, tenta subir no ranking da sua categoria, enquanto João Fernando procura pontos, num momento em que está elegível, mas na quota continental.

Timo, 14.ª no apuramento (12.ª direta, excluindo a repetição de países ou judocas francesas), era hoje a grande esperança de um bom resultado na capital uzbeque, no que era um regresso aos tatamis depois do quinto lugar no Grand Prix de Portugal.

Isenta na primeira ronda, a olímpica do Benfica começou por vencer a romena Florentina Ivanescu (25.ª), por waza-ari, mas ao segundo combate, com um início equilibrado, acabou surpreendida pela japonesa Nami Nabekura.

Bárbara Timo, que nunca tinha lutado com a nipónica, 20.ª do mundo em -63 kg, sofreu um waza-ari a cerca de 1.30 minutos do final, seguido de uma imobilização, em mais 10 segundos (novo waza-ari), para ficar fora de prova.

Em -70 kg, Taís Pina, jovem judoca de 19 anos, que tem dado boas indicações, depois do bronze nos Europeus de sub-23 e um quinto lugar no Grand Slam de Paris, voltou a dar bons sinais entre a elite mundial.

A judoca, 62.ª do mundo, venceu na estreia a mongol Nyam-Erdene Batsuuri (47.ª), por ippon, e já nos oitavos de final perdeu por waza-ari com a uzbeque Gulnoza Matniyazova (19.ª e oitava favorita), que viria a vencer a sua ‘poule’.

Em masculinos, João Fernando (-81 kg, 31.º) foi o único luso em prova, mas o dia não correu bem ao judoca, derrotado na primeira eliminatória pelo quirguiz Asad Masabirov (28.º), num combate que se arrastou no ponto de ouro, até aos 07.21 minutos.

Portugal prossegue no domingo a participação em Tashkent, com os olímpicos Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg).

Fonseca, bicampeão mundial em 2019 e 2021, tem perdido lugares no apuramento olímpico, depois de um ano com menos combates e alguns problemas físicos, mas ainda se mantém em lugar elegível, na 17.ª posição (14.ª direta) da sua categoria.

A última competição do judoca foi nos Europeus de Montpellier, em novembro, tal como de Rochele Nunes (+78 kg), que regressa depois de uma cirurgia ao cotovelo esquerdo, e da medalha de bronze europeia Patrícia Sampaio (-78 kg), igualmente em estreia este ano.