Nove pessoas, incluindo sete membros de uma equipa de remo, morreram na noite de domingo, num acidente de viação no Paraná, Brasil, informaram as autoridades brasileiras.

"Foi com tristeza e pesar, que soubemos da morte de nove pessoas, sendo sete adolescentes, de uma equipa de remo de Pelotas, num trágico acidente na BR-376, em Guaratuba, Paraná. Não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Os meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas", disse o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na sua conta na rede social X.

Os sete remadores falecidos tinham entre 15 e 19 anos, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), e faziam parte do Clube Centro Português e do projeto Remar para o Futuro, uma iniciativa da autarquia de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

As outras duas vítimas fatais foram o motorista, de 52 anos, e o coordenador da equipa, de 43, de acordo com o portal G1.

Um jovem de 17 anos que estava no pequeno autocarro que transportava a comitiva sobreviveu e sofreu apenas "ferimentos ligeiros", informou a PRF, em comunicado.

O acidente ocorreu quando o pequeno autocarro que transportava os atletas foi atingido por um camião que aparentemente ficou semt travões, informou a PRF.

A equipa estava a voltar a Pelotas após participar no Campeonato Brasileiro de Remo em São Paulo, explicou a Confederação Brasileira de Remo, numa mensagem no Instagram.

Na publicação, a entidade desportiva deixou as suas condolências e incluiu um vídeo da equipa após ganhar uma medalha de ouro na competição.