O presidente da câmara de Gondomar, Marco Martins, apontou hoje que vai atribuir um milhão de euros ao movimento associativo local, sendo que a maior fatia vai para o desporto e as candidaturas abrem em maio.

Em declarações à agência Lusa, Marco Martins afirmou que a atribuição desta verba acontece para "reconhecer a importância das associações e coletividades do concelho" e descreveu os montantes que serão atribuídos a cada setor.

Assim, o desporto beneficiará de 500 mil euros, metade do bolo total, enquanto a área cultural e recreativa terá 300 mil euros ao seu dispor.

A vertente social usufruirá de 180 mil euros, enquanto para as associações de pais estão destinados 20 mil euros.

"Destinamos estas verbas para reconhecer o trabalho voluntário que é feito pelas associações e coletividades na promoção do bem-estar dos gondomarenses. Por isso é que a câmara faz este esforço e não deixa de atribuir apoios ao associativismo", disse o autarca socialista.

Já na página oficial da câmara lê-se que "o prazo para a apresentação de candidaturas ao Programa de Apoio ao Movimento Associativo do Município de Gondomar decorre de 02 a 31 de maio".

Também é referido que o contrato que venha a ser assinado entre a autarquia e as associações beneficiárias entrará em vigor após a sua assinatura e vigorará até 31 de dezembro de 2018.