A Câmara Municipal de Lisboa (CML) está a negociar com os promotores da Ocean Race, regata internacional de veleiros, a continuidade da escala da prova na capital portuguesa, disse hoje à Lusa fonte oficial do município.

"As negociações com os promotores da prova ainda não estão fechadas", revelou à Lusa a CML, admitindo que "existem diferenças no que diz respeito à questão financeira".

Segundo a mesma fonte, além da divergência de posições em termos dos apoios monetários, "existe também outra questão", que se prende com "o facto de o enquadramento da prova ter registado alterações".

Na quarta-feira, o jornal Público noticiou que a CML e o Governo português declinaram uma proposta para que a próxima edição da Ocean Race terminasse em Lisboa, mas que se encontram dispostos a negociar com os promotores da prova uma solução que permita que Lisboa continue a ser uma das escalas da mais antiga e conhecida regata em torno do mundo, que se realiza de três em três anos.

Isto, depois de o deputado social-democrata Cristóvão Norte ter anunciado, também na quarta-feira, a entrega de um requerimento para ouvir a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, no parlamento sobre o futuro do estaleiro permanente da Volvo Ocean Race, em Lisboa.

Segundo o porta-voz do Conselho Estratégico Nacional do PSD para os Assuntos do Mar, a organização desta competição internacional de navegação à vela à volta do Mundo, por etapas, foi recentemente notificada pela Administração do Porto de Lisboa para retirar a sua base da atual localização, situada na doca de Pedrouços.

"Quanto ao desmantelamento do 'boatyard', nada tem que ver com as negociações, mas tão-só com o avançar do calendário das obras para a expansão da Fundação Champalimaud", realçou à Lusa a CML.

Além da ministra do Mar, o PSD pretende também ouvir na comissão parlamentar de Agricultura e Mar o responsável pela organização da Volvo Ocean Race, o britânico Richard Brisius, e a presidente da Administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira.

A próxima edição da Volvo Ocean Race, que passou pela capital portuguesa nas suas últimas três edições, tem início previsto para o outono de 2021, com partida de Alicante, Espanha.